Conhecido como o artista do sagrado e do profano, Edilson Viriato explora ainda mais esse lado com uma provocação inteligente e vibrante. A exposição "The Hot Angel" esquenta hoje às 19 horas no Espaço Arte e Cultura Telepar Brasil Telecom.
Acreditando que anjos passam por nós deixando marcas e cicatrizes ou vivem ao nosso lado sem serem notados, Edilson transforma a Curitiba vampiresca em uma cidade que pode ser sedutora, aquecida e acolhedora. "O anjo negro sai das labaredas e protege todo mundo, ao mesmo tempo que é moralista, ortodoxo e conservador", polemiza mais uma vez.
A exposição está montada em três partes. A primeira lança a logomarca do artista e é composta de produtos como camisetas, agendas, blocos, cuecas, calcinhas, imãs e canecas com "The Hot Angel". "Como Picasso tem sua pomba, eu criei esse anjo em vermelho, preto e branco. A idéia é expandir para uma loja, mas ainda é cedo para falar nisso", retrai-se.
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
Em seguida, Edilson instiga a polêmica com uma série de 15 fotografias dele mesmo feitas pelo fotógrafo Sérgio Sossela, com interferências de outros 14 artistas e dele também. "Me preparei para essas fotos, malhei e estou sarado. Os artistas piraram, me usaram como um objeto. Mas somos isso mesmo: objetos que as pessoas usam. Eu, como sou super romântico, vivo me estrepando com os anjos que passam pela minha vida, mas agora estou aprendendo a lidar com isso", conta irreverente.
Finalmente, a mostra traz desenhos e pinturas com o mesmo tema. São anjos com asas amarradas, sofridas, torturadas, mas que precisam se desvencilhar e voar. "Afinal todo mundo tem grandes potencialidades de amor, compaixão, carinho e sensualidade que podem ser expostas e bem exploradas", argumenta.
Paranaense de Paraíso do Norte, Viriato escolheu Curitiba para viver e trabalhar. Iniciou seus estudos plásticos em 1980 com Marize Canabrava, e em 1988 graduou-se em pintura, desenho, escultura e gravura pela Escola Superior de Música e Belas Artes do Paraná. Desde então tem feito uma carreira de sucesso no Brasil e no exterior, participando de dezenas de exposições coletivas e individuais, além de bienais internacionais.
Serviço: Exposição e lançamento da logomarca "The Hot Angel", do artista plástico Edilson Viriato, hoje, das 19 horas às 21h30, no Espaço Arte e Cultura Telepar Brasil Telecom (Avenida Manoel Ribas, 115, térreo, Mercês). A mostra fica aberta até o dia 31, de segunda à sexta-feira das 8h às 17 horas.