Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ao som da boa música de câmara

Elisa Marilia Carneiro - Folha do Paraná
11 abr 2001 às 08:27

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Compositores clássicos e eruditos estão no primeiro programa Intermezzo Musical do Conjunto de Câmara Musette, hoje, às 19 horas, na Sala Scabi do Solar do Barão. A proposta é promover uma reflexão sobre a Paixão e a Páscoa de Cristo por intermédio de compositores como Wolfgang Amadeus Mozart, Johann Hermann Schein, Georg Philipp Teleman e Franz Schubert, além dos compositores brasileiros Angelo Scorza Neto e Nabor Nunes Filho.

Formado pelas irmãs Helma Haller (direção artística e canto), Sibila Fuchs Schelin (violino) e Dagmar Fuchs Grzybowski (violoncelo) além da pianista Ana Cristina Lago, o Conjunto de Câmara Musette atua há quatro anos com a proposta de aproximar a música de câmara de platéias diversificadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Helma, a cada programa o conjunto faz uma combinação diferente de instrumentos e voz. "Formamos trios, duetos, além do quarteto, sempre com os elementos violino, violoncelo, piano ou flauta e canto. Para a Semana Santa nos guiamos, para montar o repertório, nos temas da Paixão - morte, extremamente tristes - e da Páscoa, que explode em "Aleluia".

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação


Atuando há vários anos em Curitiba, o grupo já esteve apresentando-se na Alemanha e Suíça, em 1998, a convite da Missão Marburgo da Alemanha e com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil.

Publicidade


"Musette", além de ter a palavra "música" em sua raiz, origina-se de um antigo instrumento de sopro e de um movimento de dança popular francesa. O repertório do grupo abrange obras vocais sacras ou profanas da música de câmara de todos os tempos.


As três irmãs que formam o cunjunto têm sólida formação musical, com cursos de extensão. Helma também integra como cantora a Camerata Antiqua de Curitiba, é fundadora do grupo Collegium Cantorum e participa do conjunto ConTempoSonoro.

Publicidade


Sibila é especialista no Métido Suzuki pela Escola de Música da Universidde de Michigan (EUA) e atua como professora na Associação da Educação do Talento Musical do Paraná e nos Festivais de Música de Cascavel e Maringá. Por sua vez, Dagmar é diretora artística e professora de violoncelo da Associação Musical do Método Suzuki.


A pianista Ana Cristina integra há cinco anos a equipe de regentes do Coral de Crianças do HSBC, no projeto Natal na Avenida. Em seu currículo constam vários cursos de especialização na área de música coral e de câmara.


Dependendo do repertório do programa Intermezzo Musical, as irmãs convidam um instrumentista que pode ser pianista ou flautista. Este quarto instrumento varia sempre de acordo com o programa.

serviço: Programa Intermezzo Musical, hoje, às 19 horas, na Sala Scabi do Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533), com o Conjunto de Câmara Musette.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo