A Comissão Organizadora Provisória do Fórum de Cultura do Paraná está convocando todas as entidades culturais do Estado para uma reunião na segunda-feira. Eles vão debater a melhor maneira de se posicionar sobre o veto do governador Jaime Lerner à Lei Estadual de Incentivo à Cultura que havia sido aprovada pelos deputados estaduais depois de quatro anos de discussão.
O governador vetou integralmente o texto da Lei, que foi proposta pelo deputado ângelo Vanhoni (PT) alegando que ela seria incosntitucional por vincular recursos de arrecadação do ICMS e por demandar receita extra do Estado. Individualmente, os artistas já vêm demontrando toda a insatisfação com o veto depois de quatro anos de debates sobre a lei e o aparente sinal verde do governo estadual.
A reunião do Fórum de Cultura do Paraná acontecerá nesta segunda-feira, a partir das 18h30, no Auditório Brasílio Itiberê, da Secretaria de Cultura do Estado. Não está descartada a realização de um ato público de protesto contra o governador, como propõem alguns representantes do Fórum.