A baleia orca Keiko, que ficou famosa ao estrelar o filme "Free Willy" morreu na última sexta-feira, vítima de uma pneumonia, e foi enterrada no domingo, em Halsa, oeste da Noruega.
Por ser uma estrela, a baleia foi enterrada em terra. O encarregado de cuidar de Keiko, Lars Olav Lelliboe, afirmou que o enterro foi feito durante a noite para evitar a presença da imprensa, para que todos se lembrassem do animal vivo e brincalhão. A baleia pesava seis toneladas e foram necessários dois tratores para levá-la até o túmulo.
A cidade norueguesa passou a receber peregrinos desde que a baleia se instalou no local e, segundo Lilleboe, a possibilidade de erguer um monumento à Keiko está sendo estudada.
A baleia foi estrela dos três filmes da série "Free Willy", no qual um menino luta para manter a baleia em liberdade. Keiko passou boa parte da vida em cativeiro, até que uma mobilização internacional fez com que se tentasse libertá-la. Keiko, no entanto, não conseguiu voltar à vida selvagem e dependia dos humanos, consumindo cerca de 40 quilos de comida diariamente.