Mais uma vez a cultura de Londrina é destaque em publicações nacionais. Desta vez, é Decalque, a nova produção do Ballet de Londrina. Criado e dirigido por Leonardo Ramos, o espetáculo apresentou-se em São Paulo, em meados de junho, e foi elogiado pela crítica de dança, a jornalista Helena Katz, no Caderno 2 do jornal "O Estado de São Paulo", na edição de terça-feira (03). No artigo intitulado "Decalque de qualidade e equilíbrio", a jornalista classificou o espetáculo como uma soma de um elenco coeso à técnica afiada.
Para Helena Katz, o êxito de Decalque "está justamente no tipo de movimentação que apresenta, fazendo do vocabulário a grande estrela dessa criação. Em cerca de uma hora de dança de qualidade, tem-se uma bem realizada exploração de eixos de equilíbrio e de possibilidades de locomoção, que colocam o elenco, quase o tempo todo, no chão, andando de joelhos, nos cotovelos, usando costas e quadril".
Conforme o portal do Ballet de Londrina, Decalque "é decorrência de um processo de pesquisa iniciado em 2006, com o espetáculo "Fale Baixo", cuja proposta principal é trabalhar novos e diferentes eixos de equilíbrio e apoios para locomoção. Na exploração desse processo, foi na música "Romeu e Julieta", de Prokofiev, que se identificou a energia do movimento investigado no atual momento. Desta forma, a opção por montar este clássico de Shakespeare não partiu da idéia de contar a já tão conhecida história dos dois amantes de Verona, mas usá-la como substrato para a construção da dança. O motivo principal da criação não foi o tema, mas o movimento".
Leia mais:
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
Anitta, Ivete Sangalo, Bethânia e Caetano estão entre as atrações do Réveillon do Rio
Coachella anuncia Anitta e Alok em edição liderada por Lady Gaga e Travis Scott
"É uma grata surpresa, uma crítica muito agradável. Foi uma alegria e satisfação, receber comentários tão positivos de pessoas que são muito respeitadas no mundo da dança e tudo isso, em menos de um mês que estamos apresentando o espetáculo. Nunca houve uma repercussão tão rápida", comemorou o diretor e criador, Leonardo Ramos.
O Ballet de Londrina nasceu em dezembro de 1993, fruto de um convênio entre a Prefeitura e Fundação Cultural Artística de Londrina (Funcart). Atualmente, atende 450 crianças, adolescentes e adultos, pela Escola de Dança, localizada no circo Funcart; no Centro Cultural Lupércio Luppi, na região norte; na Rede Cidadania, em cinco pontos da periferia e no Ballezinho.
A produção Decalque estará em cartaz durante todo o mês de setembro, no circo Funcart, que fica na rua Souza Naves, n° 2.380.