A banda mut657 vota aos palcos londrinenses nesta quarta-feira, às 21h30, no Bar Valentino, inaugurando sua nova temporada de Free Jazz. No set list, muita improvisação sobre repertório autoral com composições de Edmilson Tomaz e Fábio Furlanete, além de peças clássicas do Free Jazz. O grupo é formado por Edmilson Tomaz (contrabaixo), Fábio Furlanete (saxofone), Samuel Melo (saxofone) e João Bolognini (bateria). Couvert a R$ 10.
A banda faz parte do Coletivo de Livre Improvisação Contemporânea (CLIC), que vem atuando na cidade de Londrina desde 2013, reunindo estudantes e professores de música, músicos profissionais e amadores, em torno de atividades de estudo, prática e pesquisa de livre improvisação. O coletivo surge a partir do projeto de pesquisa "O Papel da Escuta no Processo Criativo da Livre Improvisação” coordenado pelo Prof. Dr. Fábio Furlanete do Depto. de Música e Teatro da UEL, e funciona como um campo de testes e coleta de dados sobre improvisação e processos de criação musical. De seu início até agora, vários grupos de improvisação musical foram formados dentro do CLIC com projetos artísticos distintos. O grupo mais ativo neste momento é o mut657.
O mut657 é um projeto iniciado no ano de 2016 que explora a tensão entre o repertório idiomático do free jazz e a improvisação livre em uma formação de quarteto de jazz sem instrumentos de base harmônica. O foco do trabalho está no conceito de "harmolodics”, criado por Ornette Coleman, que significa que a harmonia da música não é definida a priori, mas acontece como resultado da somatória das linhas melódicas improvisadas. O grupo vem se apresentando em casas noturnas de Londrina desde o final de 2016, quando em dezembro daquele ano começou a realizar temporadas com apresentações mensais da série "Free Jazz: mut657 convida...”, a cada edição com um improvisador convidado da cidade de Londrina.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Em abril de 2017, a banda participou do evento CLIC e Raphael Südan, no SESI/AML, com concerto e oficina aberta à população com o concertista e improvisador suíço. Em Setembro de 2017, realizou oficinas de improvisação livre e concerto de Free Jazz no teatro do SESC Cadeião, em Londrina. Ao final de 2018 lançou o disco "Lógica do acontecimento”, com faixas que alternam entre a livre improvisação coletiva e composições de autores locais que exploram possibilidades de abertura para a improvisação.