14/05/21
PUBLICIDADE
Free Jazz

Banda mut657 estreia nova temporada em Londrina

A banda mut657 vota aos palcos londrinenses nesta quarta-feira, às 21h30, no Bar Valentino, inaugurando sua nova temporada de Free Jazz. No set list, muita improvisação sobre repertório autoral com composições de Edmilson Tomaz e Fábio Furlanete, além de peças clássicas do Free Jazz. O grupo é formado por Edmilson Tomaz (contrabaixo), Fábio Furlanete (saxofone), Samuel Melo (saxofone) e João Bolognini (bateria). Couvert a R$ 10.

Divulgação/Gustavo André
Divulgação/Gustavo André


A banda faz parte do Coletivo de Livre Improvisação Contemporânea (CLIC), que vem atuando na cidade de Londrina desde 2013, reunindo estudantes e professores de música, músicos profissionais e amadores, em torno de atividades de estudo, prática e pesquisa de livre improvisação. O coletivo surge a partir do projeto de pesquisa "O Papel da Escuta no Processo Criativo da Livre Improvisação” coordenado pelo Prof. Dr. Fábio Furlanete do Depto. de Música e Teatro da UEL, e funciona como um campo de testes e coleta de dados sobre improvisação e processos de criação musical. De seu início até agora, vários grupos de improvisação musical foram formados dentro do CLIC com projetos artísticos distintos. O grupo mais ativo neste momento é o mut657.

O mut657 é um projeto iniciado no ano de 2016 que explora a tensão entre o repertório idiomático do free jazz e a improvisação livre em uma formação de quarteto de jazz sem instrumentos de base harmônica. O foco do trabalho está no conceito de "harmolodics”, criado por Ornette Coleman, que significa que a harmonia da música não é definida a priori, mas acontece como resultado da somatória das linhas melódicas improvisadas. O grupo vem se apresentando em casas noturnas de Londrina desde o final de 2016, quando em dezembro daquele ano começou a realizar temporadas com apresentações mensais da série "Free Jazz: mut657 convida...”, a cada edição com um improvisador convidado da cidade de Londrina.

Em abril de 2017, a banda participou do evento CLIC e Raphael Südan, no SESI/AML, com concerto e oficina aberta à população com o concertista e improvisador suíço. Em Setembro de 2017, realizou oficinas de improvisação livre e concerto de Free Jazz no teatro do SESC Cadeião, em Londrina. Ao final de 2018 lançou o disco "Lógica do acontecimento”, com faixas que alternam entre a livre improvisação coletiva e composições de autores locais que exploram possibilidades de abertura para a improvisação.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Em breve

Netflix finaliza filmagens da quinta temporada de 'La Casa de Papel'

14 MAI 2021 às 17h10
'Sangue Revolto'

Livro de J.K. Rowling acusado de transfobia é premiado e chega ao Brasil em maio

14 MAI 2021 às 16h45
Luto

Morre Carlito Carvalhosa, renovador da pintura na Casa Sete e herdeiro minimalista

14 MAI 2021 às 15h45
Primeira eliminada

Ana Gabi não consegue concluir prato e é eliminada do Mestre do Sabor

14 MAI 2021 às 15h30
'Fiz de coração'

Sarah, do BBB 21, diz que pediu desculpas para Juliette

14 MAI 2021 às 15h15
'Eu te amo tanto'

Viviane Araújo e Guilherme Militão se casam no Rio

14 MAI 2021 às 15h00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados