A atriz Bette Davis, falecida há 13 anos, é a homenageada da Biblioteca Pública do Paraná na série "Grandes Divas do Cinema", a partir desta terça-feira. As sessões acontecem sempre às 18 horas, no auditório Paul Garfunkel, em Curitiba, com entrada é franca.
O primeiro filme a ser exibido é "O que Terá Acontecido a Baby Jane?", com Bette Davis, Joan Crawford e Victor Buono. Duas ex-estrelas do cinema dos anos 30 vivem na mesma casa. Irmãs e rivais, têm uma personalidade bem diversa. Uma é má e a outra, boazinha. Esta está paralítica e sofre horrores nas mãos da outra. Uma história macabra com doses de humor negro.
Na quarta-feira, será mostrado "Baleias de Agosto", com Bette Davis, Lillian Gish e Vincent Price. Duas velhas irmãs viúvas, uma sensível, outra intolerante e quase cega, vivem na casa onde nasceram, à beira-mar, no estado americano do Maine. Seu tempo é marcado pelo improvável retorno das baleias, como nos tempos da juventude. Este é um dos filmes mais poéticos já feito sobre velhice e o prenúncio da morte. É uma homenagem a duas atrizes extraordinárias, que são a própria história do cinema: Bette Davis e Lillian Gish.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
A mostra se encerra na quinta-feira com "Jezebel", protagonizado por Bette Davis, Henry Fonda e George Brent. No sul dos Estados Unidos, pouco antes da Guerra Civil, uma garota voluntariosa vai longe demais ao enciumar o noivo. Drama de alto nível com produção requintada. O elenco é dos melhores e a fotografia é excelente.