Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bonecos chineses em ação

Elisa Marilia Carneiro - Folha do Paraná
24 jul 2001 às 11:07

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dos dois únicos bonequeiros que trabalham no Brasil com a técnica de luva chinesa, o diretor curitibano Jorge Miyashiro estréia hoje no Festival a peça "Gato por Lebre", às 15 horas, no Teatro Dr. Botica.

Ensinada pelo mestre Yang Feng que veio ao Brasil em 1998, a técnica chinesa se diferencia dos fantoches convencionais, por possibilitar maior mobilidade das mãos. "O boneco não fica ajustado, mas solto como num saco. Isso permite gestos mais ricos, giros e trocas de dedos", afirma Miyashiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Além dele, o Grupo Sobrevento, de São Paulo, assimilou a técnica e vai utilizá-la também no Festival, com a peça "Theatro de Brinquedo", com estréia marcada para o dia 28, às 15h e às 20 horas, no Teatro Dr. Botica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman

A peça "Gato por Lebre" é ambientada numa antiga aldeia japonesa, de onde os habitantes estão desaparecendo, enganados por um leão faminto que aprendeu a miar, com um coelho. A metáfora da violência ser inerente ao seres vivos é tratada com encontros e desencontros, e explora as artes marciais como forma de controle. "O espetáculo é alegre, divertido e muito bem trabalhado", conta Miyashiro, que amadurece a peça há três anos. Em setembro e outubro, "Gato por Lebre" será levada aos palcos dos teatros do Piá e da Maria.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo