O fotógrafo brasileiro Julio Bittencourt ganhou o renomado prêmio de fotografia alemão Leica Oskar Barnack de 2007 com fotos de desabrigados em São Paulo. Bittencourt foi o preferido do júri com uma série de doze fotos sobre sem-tetos paulistas que invadiram um prédio abandonado no centro da cidade.
Suas fotos mostram cenas com moradores nas janelas do edifício, que oscilam entre melancolia e esperança. Segundo o júri, as fotos do prédio na Avenida Prestes Maia "documentam a força da fotografia, que com poucas imagens pode contar uma história com várias nuances".
O prêmio patrocinado pela fabricante de câmeras fotográficas Leica é dado todos os anos a reportagens fotográficas e leva o nome do fundador da empresa. Julio Bittencourt, de 26 anos de idade, é um dos fotógrafos mais jovens a serem agraciados com o prêmio dotado de cinco mil euros (cerca de R$ 12 mil).
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
O júri inclui a diretora da fundação parisiense Henri Cartier-Bresson e vários especialistas em fotografia. Um fotógrafo espanhol e uma fotógrafa norueguesa ganharam menções honrosas com uma reportagem sobre um hospital psiquiátrico na África e uma documentação sobre a infância.
O prêmio Leica Oskar Barnack será entregue oficialmente em uma cerimônia durante o festival de fotografia Rencontres d'Arles, na cidade francesa de Arles, no próximo dia 5 de julho. As fotos vencedoras serão expostas nas galerias Leica na Alemanha e em Istambul.