O local da apresentação recebe o mesmo nome do espetáculo T.O.U. - Teatro Obrigatório Universal , um espaço cultural recém- criado em Londrina e que também abriga um bazar permanente. A peça apresenta nove esquetes do humorista alemão Karl Valentin, contemporâneo de Bertold Brecht e que ficou conhecido pela irreverência, improvisação e humor.
A primeira esquete, apresentada no espetáculo, também recebe o nome de Teatro Obrigatório Universal. A atriz Carla Dyacov conta que o autor questiona: por que a escola é obrigatória e o teatro não é? Para ela o teatro não precisa ser obrigatório, mas poderia alcançar um público maior e mais efervescente.
“O teatro obrigatório é um absurdo, como muitas partes da peça. O segundo quadro “A compra do Teatro”, por exemplo, mostra uma mulher que quer comprar um teatro, mas exige que o público venha junto”, explica Dyacov, que escolheu Karl Valentin por ter um texto solto e que agrada a todas as idades.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
O espetáculo segue com as esquetes “No Médico”, “A Ida ao Teatro”, “Na Loja de Chapéus”, “A Dança”, “Pai e Filho a Respeito da Guerra”, “Na Loja de Guarda-Chuvas” e “Carta de Amor”. A direção é do paulista Gabriel Guinard e o cenário e figurino são assinados por José Roberto Campos Junior.
No elenco estão Camila Fontes, Carla Dyacov e Flávio Pistori. O espaço diferente tornou-se uma proposta interessante. “Aprovamos três projetos na Lei Municipal de Incentivo a Cultura, mas não conseguimos data em nenhum teatro. Levamos dois meses para encontrar este barracão, foi um novo desafio”, conta Dyacov.
O Teatro Obrigatório Universal (T.O.U.), que tem capacidade para 100 espectadores, em breve também estará abrigando um bar cultural. A peça “Teatro Obrigatório Universal” fica em cartaz até o dia 21 de outubro, de quinta a domingo.
Serviço:
“Teatro Obrigatório Universal”
Data: até 21 de outubro (de quinta a domingo)
Local: Teatro Obrigatório Universal
Endereço: R. Rio Grande do Sul, 75
Horário: 21h
Ingressos: R$ 10
Telefone: (43) 9995-7499 (Camila)