A Camerata Antiqua de Curitiba apresenta-se hoje, às 20 horas, na Igreja Bom Jesus (Praça Rui Barbosa), sob a regência de Dario Sotelo, maestro e instrumentista com atuação internacional. A primeira parte do programa tem a "Suíte para Orquestra de Cordas", de Léos Janacék (1854 - 1928), "Fuga e Antifuga" (coro), de Edino Krieger (1928) e "Senhor Capitão" (coro feminino) e "Zé Lorota" (coro a capela), de Sérgio Vasconcellos-Corrêa (1934). Na sequência, a peça inédita "O Papagaio Azul", de autoria de Edmundo Villani-Côrtes (1930). A entrada é franca.
No início, o concerto une o lirismo da composição de Janácek, a linguagem informal de Vasconcellos-Corrêa e o sabor dos ritmos brasileiros de Edino Krieger. Janácek encerra essa obra da juventude com um andante em tonalidade maior, que prepara um final grandioso e alegre, com acordes densos, segundo o maestro.
Nas peças "Senhor Capitão" e "Zé Lorota", Vasconcellos-Corrêa brinca com a figura do contador de lorotas, por meio de uma linguagem informal e canções folclóricas recolhidas por Mário de Andrade. Já Edino Krieger faz de uma marcha-rancho o retrato de ritmos brasileiros. A simplicidade de escrita é um dos destaques de "O Papagaio Azul", obra inédita de Edmundo Villani-Côrtes.
Leia mais:
Coachella anuncia Anitta e Alok em edição liderada por Lady Gaga e Travis Scott
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal
Os compositores brasileiros contemporâneos selecionados para o concerto de hoje evidenciam o talento musical do País. Discípulo de Guarnieri, o compositor, pianista e regente Sérgio Vasconcellos-Corrêa é considerado um dos grandes conhecedores da música folclórica e indígena brasileiras. Dono de uma série de prêmios de composição, Sérgio escreve para praticamente todas as formações vocais e instrumentais. Grande parte de sua obra é dedicada aos grupos em formação, com o objetivo de expandir o aprendizado dos elementos básicos da música brasileira.
Colaborador dos cinco últimos Festivais de Música de Campos do Jordão e regente da Orquestra de Cordas, em várias edições da Oficina de Música de Curitiba, Sotelo também é professor de violino, viola e regência, coordenador de cordas e regente das orquestras de Sopros e Sinfônica Paulista do Conservatório de Tatuí.
Serviço: Concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro Dario Sotelo, na Igreja Bom Jesus (Praça Rui Barbosa), hoje, às 20 horas. Entrada franca.