O filme "Carandiru", de Hector Babenco foi escolhido pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil na concorrência por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O anúncio foi feito pelo secretário do Audiovisual do MinC, Orlando Senna.
O longa-metragem estreou em abril e já levou 4,6 milhões de brasileiros ao cinema. Em Cannes, "Carandiru" dividiu opiniões: a crítica não gostou, mas o público sim.
No ano passado, a comissão do MinC escolheu "Cidade de Deus", de Kátia Lund e Fernando Meirelles, mas o filme perdeu a vaga no Oscar para o mexicano "O Crime do Padre Amaro".
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Concorriam à indicação deste ano: "Carandiru", de Hector Babenco; "O Homem que Copiava", de Jorge Furtado; Desmundo", de Alain Fresnot; "Deus é Brasileiro", de Cacá Diegues; "Durval Discos", de Ana Muylart; "Lara", de Ana Maria Magalhães; "Dois Perdidos numa Noite Suja", de José Jofilly; "Capital do Medo", de Manoel Carlos; e "Caminho das Nuvens", de Vicente Amorim.
"Carandiru" foi escolhido por uma comissão formada por Senna, João Januário Guedes (PA), Ivana Bentes (RJ), Adhemar Oliveira (SP), Ismail Xavier (SP), Paulo Roberto Ribeiro (BA), Monica Schimdt (RS) e Roberto Farias (RJ).
O filme escolhido será avaliado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, realizadora do Oscar. A indicação ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro deve ser anunciada em 27 de janeiro de 2004.
O Oscar 2004 será no dia 29 de fevereiro de 2004.