Segundo informações da imprensa estatal chinesa, os desenhos do Mickey e Os Simpsons serão proibidos no horário nobre dos canais de televisão da China para proteger a produção local. O Partido Comunista chinês afirma que também está preocupado com os efeitos da cultura estrangeira nas crianças chinesas.
De acordo com a imprensa do país, desenhos animados estrangeiros não serão exibidos na televisão chinesa entre 17h e 20h a partir de 1º de setembro. Reguladores de exibição de programas também afirmaram que querem proibir programas que misturam personagens de animação e cenas ao vivo.
Popularidade - Desenhos animados estrangeiros, principalmente do Japão, são populares entre as 250 milhões de crianças na China e os estúdios de animação do país lutam para competir com os desenhos "importados".
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
A proibição não foi anunciada oficialmente, mas jornais criticaram a medida. "Esta é uma política preocupante e míope, não vai resolver os problemas fundamentais da indústria de animação chinesa. Os telespectadores, adultos ou crianças, não terão escolha a não ser apoiar de forma passiva os produtos chineses", afirmou o jornal Southern Metropolis.
A animação chinesa usa estórias tradicionais, como Jornada para o Oeste, a respeito das aventuras do Rei Macaco. Mas a produção local precisa inventar personagens que tenham a mesma atração do americano Mickey Mouse ou do japonês Pokemon.
Em 2000 os canais de televisão receberam ordens para limitar o uso de desenhos animados estrangeiros no momento em que a animação japonesa dominava o mercado. O governo aumentou o controle há dois anos, afirmando que os desenhos animados chineses tinham que cobrir pelo menos 60% do tempo disponível no horário nobre da televisão.