O filme ''Cidade de Deus'', do diretor Fernando Meirelles, foi escolhido por unanimidade pela comissão da Ancine (Agência Nacional de Cinema) para representar o Brasil na disputa ao prêmio de melhor filme estrangeiro na 75ª cerimônia do Oscar.
A comissão era formada por Guilherme de Almeida Prado (diretor de ''A Hora Mágica'' e ''A Dama do Cine Shanghai''), Walter Lima Júnior (diretor de ''Ele, o Boto''), Zita Carvalhosa (produtora de ''Fé'') e Maria do Rosario Caetano.
Concorreram com "Cidade de Deus" outras cinco produções: ''O Invasor'', de Beto Brant; ''A Paixão de Jacobina'', de Fábio Barreto; ''Caramuru - A Invenção do Brasil'', de Guel Arraes; ''Timor Lorosae, O Massacre Que o Mundo Não Viu'', de Lucélia Santos; e ''Uma Vida em Segredo'', de Suzana Amaral.
Leia mais:
CCXP 2024 traz Matt Smith, Ana de Armas e Patrick Dempsey a SP
Biblioteca Pública Municipal de Londrina terá encontros de meditação a partir desta quarta
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Feira da Concha recebe o show do cantor Nick Amaro nesta terça em Londrina
O filme, que já ultrapassou o público de dois milhões de espectadores, traz como tema o tráfico de drogas nas favelas cariocas. A história é contata do ponto de vista de um morador da favela, o fotógrafo Buscapé.
O filme será enviado para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, onde, ao lado de outros filmes de língua não inglesa, compete para ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
O diretor Fernando Meirelles recebeu a notícia com entusiasmo, mas não acredita na vitória. "O Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano já tem dono", declarou ele, insinuando que o prêmio está garantido para "Fale Com Ela", novo trabalho do diretor espanhol Pedro Almodóvar, que já vem sendo cogitado como favorito à estatueta.