O sucesso do cinema nacional dentro e fora do país não está rendendo apenas indicações ao Oscar como no filme Cidade de Deus, de Fernando Meireles, está finalmente conseguindo resgatar a memória audiovisual ao preservar os primeiros filmes brasileiros que estavam correndo o risco de desaparecer.
A Cinemateca, com o apoio da Petrobras, realizou o primeiro censo cinematográfico brasileiro do período de 1897 a 1970. São mais de 21 mil registros com informações sobre longas e curtas metragens, cinejornais e filmes domésticos que corriam o risco de se perder e agora estão à disposição de pesquisadores, especialistas, produtores e amantes do cinema.
O projeto Censo possibilitou o exame técnico de seis mil rolos de filme e a duplicação de 240 mil metros de matrizes preto e branco em 35 mm.
Leia mais:
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
Anitta, Ivete Sangalo, Bethânia e Caetano estão entre as atrações do Réveillon do Rio
A Cinemateca deve concluir o trabalho em 2005, quando as informações e toda a produção cinematográfica brasileira estarão disponíveis. Os interessados podem acessar a página da cinemateca na internet no endereço www.cinemateca.gov.br.
Da Agência Brasil