A lona azul e laranja do Circo da Cidade, armada na Rua David Xavier da Silva, s/n, na Praça Central da Vila Nossa Senhora da Luz (Cidade Industrial de Curitiba), abriga uma nova programação, a partir desta segunda (14).
A equipe do Circo Espalhafatos, selecionada por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura, comanda oficinas destinadas a crianças de escolas municipais, além de espetáculos dirigidos aos alunos e outros abertos à comunidade.
A primeira apresentação do show "Arco-Íris – Uma Alegoria Circense" acontece na próxima quinta (17), às 15h, em sessão especial gratuita e aberta ao público.
Batizado de Circo da Cidade "Zé Priguiça", em homenagem ao palhaço Zé Priguiça – personagem do artista curitibano Pedro Irineu dos Santos, falecido em 2001 –, o espaço é um importante instrumento do município para a valorização da cultura circense.
Com uma tecnologia que permite escurecer o interior, a lona possibilita abrigar, além das atividades circenses, projeções de filmes, apresentações de dança e peças teatrais, também durante o dia. Os 21 metros de diâmetro do espaço oferecem dois camarins, palco e equipamentos de som e luz. Com capacidade para 300 espectadores, o circo mantém a tradição das arquibancadas para acomodar a platéia.
O espetáculo "Arco-Íris – Uma Alegoria Circense", atração da atual temporada, tem apresentações até o dia 12 de dezembro. Os integrantes da companhia Circo Espalhafatos mostram ações circenses e esquetes cômicas, embaladas por uma trilha sonora criada por Águeda Perini e interpretada ao vivo pela cantora Suzi Mont Serrat. No picadeiro desfilam os artistas Vilma Fernandes, Leida Camilo, Marco Fernandes, o Mágico Délfus e o Palhaço Pipoca. A coordenação geral é da professora de artes circenses Euza Maria Santos, com produção e direção a cargo de José Barbosa Alves.
As sessões do espetáculo "Arco-Íris – Uma Alegoria Circense" acontecem às quintas e sextas-feiras, às 10h e 15h, agendadas para alunos de escolas municipais e entidades sociais. Aos sábados, sempre às 15h, será realizada uma apresentação gratuita, aberta à comunidade.
A companhia Circo Espalhafatos também desenvolve oito oficinas simultâneas de artes circenses, dirigidas aos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino. As 200 horas de aulas, divididas em monociclo, palhaço, mágicas, balé aéreo, ginástica de solo, corda indiana, saltos acrobáticos e a inédita musicalização circense têm por objetivo o desenvolvimento pessoal dos participantes, sem o intuito de profissionalização.
As oficinas são ministradas às segundas, terças e quartas-feiras, com turmas pela manhã e à tarde. No total, 100 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, serão atendidos nos dois turnos. As atividades encerram no dia 12 de dezembro, contemplando estudantes de diversos bairros.
Serviço:
Nova temporada do Circo da Cidade "Zé Priguiça"
Início das oficinas dirigidas a alunos das escolas municipais: 14 de setembro de 2009 (segunda-feira), com turmas pela manhã e à tarde
Apresentações do espetáculo "Arco-Íris – Uma Alegoria Circense", a cargo da companhia Circo Espalhafatos: às quintas e sextas-feiras, às 10h e 15h, agendadas para alunos de escolas municipais e entidades sociais. Aos sábados, sempre às 15h, será realizada uma apresentação gratuita, aberta à comunidade.
Excepcionalmente, na próxima quinta-feira (17), a estreia do espetáculo, às 15h, é aberta ao público
Local: Rua David Xavier da Silva, s/n – Vila Nossa Senhora da Luz (Cidade Industrial de Curitiba) – fone: (41) 3327-5454