Pesquisar

Canais

Serviços

- Arquivo Folha de Londrina
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Carnaval na capital

Como curtir a folia sem sair da cidade

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

A programação do Carnaval 2009 de Curitiba promete muita alegria e animação, com desfile de escolas de samba e bailes para crianças e adultos. A folia começa às 18h30 de sábado (21), na Avenida Cândido de Abreu, com a apresentação dos blocos Afoxé, Derrepent e Rancho das Flores, que está comemorando 20 anos. As escolas do grupo de ascensão, ou Grupo B, desfilam a partir das 20h15, seguidas pelas escolas do Grupo A, com desfile previsto para ter início às 22h45 e término às 2h da madrugada de domingo.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Neste ano, o público terá várias opções nas arquibancadas. Além da capacidade ampliada para três mil pessoas, haverá espaço destinado a idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. Também serão preparadas dez cabines para os jurados e três camarotes para a imprensa e convidados. A entrada é franca e a abertura das arquibancadas será às 17h do sábado (21).

Continua depois da publicidade


Avenida – No sábado de Carnaval, o desfile na Avenida Cândido de Abreu será em homenagem a Domingos Antonio Kalva, uma das pessoas que mais contribuíram para a realização da festa, ao longo dos anos. Falecido no ano passado, Kalva deixa um legado de envolvimento constante com as manifestações culturais populares.


O desfile começa com os blocos Afoxé, Derrepent e Rancho das Flores, tradicional grupo da terceira idade que está comemorando 20 anos de existência. Na sequencia, vêm as escolas do grupo de ascensão, que reúne as agremiações Unidos de Pinhais, Unidos do Bairro Alto e Os Internautas. Depois, entram na Avenida as escolas do Grupo A, formado por Leões da Mocidade, Embaixadores da Alegria e Acadêmicos da Realeza.


A agremiação Unidos de Pinhais marca o centenário de nascimento de Cartola, comemorado no ano passado, apresentando "Saudade, Gratidão, Mestre Cartola Verde-Rosa é Tradição". O enredo lembra a vida e a obra do compositor falecido em 1980, símbolo da Mangueira e um dos nomes mais importantes da história do samba. A escola Unidos do Bairro Alto leva para a Avenida a preocupação com o meio ambiente, dentro do tema "Reciclagem: Lição de Todo Dia". Um mergulho na memória de outros carnavais é o que promete a escola Os Internautas, com o enredo "Lembranças do Palhaço".

Continua depois da publicidade


A Leões da Mocidade abre o desfile das escolas do Grupo A, com a criação "Do seu povo sua glória... o nordeste passa por aqui", abordando os costumes e tradições dos nordestinos que ajudaram a construir o Brasil. "Um beijo no seu coração" é o tema da Embaixadores da Alegria, que conta a história do beijo, desde as primeiras referências ao ato, além de curiosidades sobre o toque de lábios. A Acadêmicos da Realeza, escola campeã de 2008, encerra o desfile com "Do Alto da Glória... Para 100 Anos de História", retratando a trajetória do Coritiba Futebol Clube, considerado um dos patrimônios esportivos do Paraná.

Serviço:Desfile das Escolas de Samba
Local: Avenida Cândido de Abreu (Centro Cívico)
Data e horário: dia 21 de fevereiro (sábado), a partir das 18h30


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade