Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Curtas pra mais de metro

Rodrigo Juste Duarte
03 mai 2002 às 17:24
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma das poucas oportunidades para assistir curtas-metragens nacionais é através das mostras competitivas realizadas no Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba (FVCDC). Entre os dias 09 e 13 de maio, serão exibidas sessões de uma hora com vários curtas na seqüência, rodados nos formatos filme em película (16 ou 35mm), vídeo e DCine (cinema digital). Como o próprio nome diz, os trabalhos concorrem entre si, sendo avaliados por comissões julgadoras. Durante a cerimônia de encerramento, marcada para o dia 14 de maio, às 21h, os nomes dos vencedores serão revelados. O diretor do melhor filme recebe um carro 0 Km, enquanto os diretores dos melhores vídeos e DCines ganham câmeras digitais.

Na mostra competitiva concorrem 66 trabalhos, sendo 30 vídeos, 31 filmes e 5 DCines. O estado do Paraná tem 12 inscritos nesta disputa. Na categoria vídeo, os paranaenses são "Madame Olívia","Pixel et Circenses", "D.R.A.G.A.O", "Sonetos" e "O Rei Está Doente". A categoria DCine sofreu uma queda. Se no ano passado, era a grande novidade do Festival (que mudou de nome justamente por incorporar este novo formato), em 2002 ela encolheu, passando de 11 para 5 filmes em exibição. O representante paranaense chama-se "www.virtualrealidade.com.br".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quanto aos filmes propriamente ditos, os seis paranaenses que estão no páreo são "Cine Paixão", "Quarto Sacramento", "Do Tempo Que Eu Comia Pipoca", "A Poltrona", "O Traste" e "O Encontro". Estes três últimos foram vencedores do Prêmio Estímulo Copel/Ney Braga, que é oferecido anualmente pelo Festival ao melhor roteiro de autor paranaense. O vencedor recebe recursos financeiros e apoios para fazer o roteiro sair do papel e se transformar em filme. "A Poltrona", de Antonio Moreira, foi o escolhido do festival passado, enquanto os demais receberam o prêmio em 1997 ("O Traste") e 1998 ("O Encontro"), mas só agora puderam ser finalizados. Os três foram captados em bitola 35mm, que proporciona a melhor qualidade de imagem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Selo do Ecad

ExpoLondrina recebe selo destinado a festivais que respeitam o direito autoral

Imagem de destaque
Presença confirmada

CCXP 2024 trará Giancarlo Esposito, de 'The Boys' e 'Breaking Bad', ao Brasil

Imagem de destaque
Visibilidade e sensibilização

Shoppings de Londrina promovem conscientização do autismo com eventos em abril

Imagem de destaque
11ª edição

CCXP anuncia preços de ingressos, que custam até R$ 2,3 mil, e o novo Epic Pass


Filmes e vídeos que já têm cacife
Existe uma segunda mostra competitiva chamada Festival dos Festivais, na qual só concorrem audiovisuais que já foram premiados em outros festivais de cinema. Serão exibidos neste ano 16 filmes e 23 vídeos, totalizando 39 curtas. Entre eles, estão os premiados no FCVDC anterior: o vídeo "Provocaçam" e o filme "Celia e Rosita". O primeiro pode ser classificado como um documentário experimental, retratando com bom humor a vida do poeta e artista gráfico Sebastião Nunes. Já "Célia & Rosita" parodia o filme "Thelma & Louise", trazendo como protagonistas duas velhinhas que saem de casa em busca de emoção. Uma das atrizes interpretou a boneca Emília do Sítio do Pica-Pau-Amarelo na década de 70 e faleceu poucos dias após o término das filmagens.

Publicidade


"Palíndromo" é outro título que merece destaque no Festival dos Festivais. Sua história é convencional (um homem que perde tudo o que tem no mesmo dia) mas há um detalhe que a torna chamativa: ela é contada de traz pra frente. "O Tamanho que não cai bem" é o paranaense desta mostra de premiados. Resume-se em uma divertida animação sobre um anão que se apaixona por uma mulher gigante. Os curtas destas mostras concorrem também aos prêmios Aramis Millarch (dado pela imprensa) e Rui Guerra (júri popular).


Produto da casa
Nem só de exibições vive o FCVDC. Graças ao trabalho realizado pelas Oficinas Integradas, dois curtas-metragens serão produzidos até o final do festival num trabalho conjunto de 17 professores e 200 alunos: um filme (16mm) de ficção e um documentário em vídeo digital. Ambos foram rodados durante o período em que foram ministradas as oficinas: de 02 a 07 de maio. A equipe de vídeo se concentrou no prédio do Teatro Guaíra, enquanto a do filme usou como locação o próprio Canal da Música.

Publicidade


O vídeo documentário "Entranhas-Guaíra" retrata os interiores do mais ilustre teatro paranaense. Ele será apresentado na cerimônia de abertura, no dia 09 de maio. Já o filme, que recebeu o nome de "O Segundo Ato", será exibido no encerramento do festival (dia 14). Afinal, o trabalho de finalização de um filme em película é muito mais demorado e trabalhoso do que o de um vídeo digital. O objetivo desse projeto é formar profissionais em todas as áreas de uma produção cinematográfica. Com esse espírito de formação, o festival já realizou três curtas-metragens: "Eco", "Retrato de Brenda" e "Atrás da Fama", sob orientação do diretor e rotreirista Geraldo Moraes.


Serviço:
Mostra competitiva de curtas-metragens (filmes, vídeos e DCine)

Local: Canal da Música
Endereço: R. Júlio Perneta, 695, Mercês
informações: (41) 568-2074 e 568-2075
Entrada: R$ 1

Publicidade


Data: 09 de maio, quinta-feira
* 17h às 18h: Festival dos Festivais - vídeo (Auditório 2)
* 18h às 19h: Festival dos Festivais - vídeo (Auditório 2)
* 19h45: exibição dos três filmes vencedores do Prêmio Estímulo Copel/Ney Braga e do vídeo "Guaíra-Entranhas" (auditório 1)


Data: 10 de maio, sexta-feira
* 17h às 19h: Festival dos Festivais - vídeo (auditório 2)
* 19h às 20h: Festival dos Festivais - filmes em 16 e 35mm (auditório 1)
* 20h às 21h: Festival dos Festivais - filmes em 16 e 35mm (auditório 1)

Publicidade


Data: 11 de maio, sábado
* 17h às 19h: Festival dos Festivais - filmes em 16 e 35mm (auditório 1)
* 19h às 20h: Mostra competitiva de Dcine (auditório 1)
* 20h às 21h: Mostra competitiva de filmes em 16 e 35mm (auditório 1)


Data: 12 de maio, domingo
* 17h às 18h: Mostra competitiva de vídeo (auditório 2)
* 18h às 19h: Mostra competitiva de vídeo (auditório 2)
* 19h às 20h: Mostra competitiva de filmes em 16 e 35mm (auditório 1)
* 20h às 21h: Mostra competitiva de filmes em 16 e 35 mm (auditório 1)

Publicidade


Data: 13 de maio, segunda-feira
* 17h às 18h: Mostra competitiva de vídeo (auditório 2)
* 18h às 19h: Mostra competitiva de vídeo (auditório 2)
* 19h às 21h: Mostra competitiva de filmes em 16mm e 35mm (auditório 1)


Data: 14 de maio, terça-feira
* 21h: exibição do filme "O Segundo Ato", produzido durante o festival + Cerimônia de encerramento e premiação


Confira a reportagem do Bonde sobre os longas metragens exibidos no Festival

Confira a programação completa das mostras competitivas de curtas do Festival


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade