"A cada apresentação vamos incorporando e aperfeiçoando algumas coreografias, quem já assistiu pode esperar um espetáculo ainda melhor", conta o diretor do Ballet de Londrina, Leonardo Ramos.
As apresentações serão realizadas entre 20 e 30 de setembro, de quinta a domingo, com início às 21h. Junto com o espetáculo, o Circo Funcart receberá uma exposição com as matérias dedicadas ao Ballet de Londrina. Neste ano, foram 24 capas de cadernos de cultura em jornais de todo o Brasil, além de uma exposição de fotos da coreografia "Nunca", feitas pelo fotógrafo Carlos Bozelli.
O espetáculo é totalmente produzido em Londrina, quem assina a coreografia é Leonardo Ramos. A música foi feita por Henrique Bittencourt e Marcos Tureta, que também compuseram a música do espetáculo "Ethos", criado no ano passado. O contato entre compositores, coreógrafos e bailarinos garante uma identidade única à criação.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Com uma coreografia sensual, "Nunca" fala do sexo como algo bonito, real e possível. "As cenas misturam força e delicadeza, mostrando um homem cheio de possibilidades, negando sempre o nunca. O discurso político presente na obra procura ser desconexo, confundindo mais do que explicando. Isto é reforçado pela música, que é uma mistura sonora", explica Ramos.
"Nunca" trata o erotismo e a sexualidade com a mesma importância que as outras necessidades. "Os personagens são humanos e comuns em nosso cotidiano, e apesar de rejeitados por muitos, transitam em um cenário onde a libido, própria do imaginário mais íntimo de cada pessoa, pode tomar o mundo físico", conta o diretor.
A apresentação tem duração de 1h e é dividida em duas partes. A primeira traz a coreografia "Ethos", criada em 2000. A segunda apresenta a coreografia "Nunca", onde também estão presentes trechos dos espetáculos "Elogio à" e "À Cidade", criados em 1997.
Mais de 16 mil pessoas em todo o País já assistiram "Nunca". O sucesso das apresentações vão esticar a turnê. Ainda este ano, o espetáculo deve voltar para o nordeste brasileiro, passando por João Pessoa, Recife e Maceió, e subir aos palcos cariocas, em dezembro.
Serviço:
Espetáculo "Nunca" do Ballet de Londrina
Data: 20 a 30 de setembro, de quinta a domingo
Local: Circo Funcart
Endereço: R. Souza Naves, 2380
Horário: 21h
Telefone: (43) 342-2362
Informações: A classificação etária para o espetáculo é de 16 anos