Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Destino passado no fio da dúvida

Francismar Lemes - Folha de Londrina
13 jun 2006 às 18:34

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A dúvida pode definir o destino do homem. Em Hamlet, a indecisão é a síntese do personagem que está no centro do espetáculo da companhia suíça Markus Zohner Theater Compagnie, que estréia nesta sexta-feira, 16 de junho,no FILO, às 20 horas, no Teatro Crystal, com mais duas reapresentações no sábado e domingo.

Sem tirar da cabeça o brilhante da coroa, que mais brilha na obra do dramaturgo, a tragédia, o príncipe da montagem cederá espaço em seus conflitos para que os dois atores vivam os outros personagens.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na peça Ha! Hamlet, dirigida pelos dois atores que encenam, Patrizia Barbuini e Markus Zohner, o texto original, falado em alemão, italiano e inglês, exigiu uma preparação grande do grupo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Evento inédito

1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina

Imagem de destaque

Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta

Imagem de destaque
Postou vídeo no X

Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025

Imagem de destaque
Com 12 minutos de fogos

Anitta, Ivete Sangalo, Bethânia e Caetano estão entre as atrações do Réveillon do Rio


‘Nossa maior dificuldade é que o espetáculo tem duração de 2 horas, provocando um cansaço físico no elenco. Como interpretamos vários personagens não temos tempo para sair de cena’, conta o fundador da companhia Markus Zohner, que apesar de conhecer Patrizia há muitos anos, começou a trabalhar com ela há 6 anos. Anteriormente, a atriz desenvolvia atividades ligadas à televisão.

Publicidade


A brevidade da vida e as vicissitudes do tempo em Shakespeare coloca o personagem central da tragédia encenada pelo grupo suíço, o príncipe da Dinamarca, entre a posição de nobre e a condição humana. Essa trajetória começa a partir da morte do pai de Hamlet e o casamento de sua mãe com seu tio, Cláudio.


Ao encenar a peça na Europa, Ásia e América, o discurso universal shakespeariano, é traduzido pelas imagens do espetáculo, facilitando a compreensão do público.

Publicidade


‘O ponto principal da companhia é o trabalho de ator. Tentamos jogar todo o resto fora, buscando um minimalismo nos cenários e figurinos para ficar somente com o ator em cena. Para o nosso teatro interessa o ator e o público. Trabalhamos com as fantasias do público, que encontra a fantasia do ator. É muita base corporal’, comenta Markus Zohner, que tinha a intenção de apresentar o espetáculo em São Paulo e Brasília, mas por recomendação da Embaixada Suíça, preocupada com o aumento da violência nas grandes cidades brasileiras, cancelou a programação. A companhia pretende fazer uma turnê em setembro ou outubro pela América do Sul.


Serviço:
- Ha!Hamlet. Autor: William Shakespeare. Direção: Patrizia Barbuiani e Markus Zohner. Elenco: Patrizia Barbuiani e Markus Zohner. Figurino: Kátia Borioli e Anna Zanoletti. Cenografia: Jaques Chair. Diretor técnico: Martin Wieser. Duração: 2 horas, com intervalo

FIQUE LIGADO
Para sobreviver aos cerca de 30 personagens do clássico de Shakespeare, na peça ''Ha! Hamlet'', a dupla de atores do grupo suíço Markus Zohner Theater Compagnie conta com uma grande preparação física, que não relaxou nem no FILO. O fundador da companhia, Markus Zohner, que além de encenar ainda dirige a performance, disse que, depois de 24 de horas de vôo até o Brasil, aproveitou para descansar para não perder o ritmo do espetáculo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo