A chegada da primeira caravana da Companhia de Terras Norte do Paraná no dia 20 de agosto de 1929 será comemorada nesta segunda-feira (22) com a já tradicional Festa do Pioneiro.
A partir das 14h30, nos Jardins do Museu Histórico "Padre Carlos Weiss" filhos e netos de pioneiros, além de parentes em geral, serão homenageados.
O evento terá José Makiolke como mestre de cerimônias e a participação da Escola de Circo de Londrina; Grupo de Teatro sob a direção de Nádia Val; Banda dos Músicos de Londrina e vários colaboradores da comunidade londrinense. A Benção Ecumênica estará a cargo do padre Valter Diniz e do pastor João Luis Simoneti.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Os preparativos estão a cargo dos voluntários da Sociedade Amigos do Museu. Durante a comemoração haverá homenagem póstuma a Kakusaburo Furuta, que foi colaborador do Museu e um dos idealizadores da Sociedade Amigos do Museu.
George Craig Smith, paulista, descendente de ingleses, partiu de Ourinhos - SP chefiando uma caravana de mais ou menos doze pessoas com destino às terras roxas do Norte do Paraná. Essa caravana iniciaria o desbravamento das matas, reconhecimento e loteamento da maior empresa colonizadora da América do Sul, dona de 500.000 alqueires de terras cobertas com matas virgens que impressionaram Lord Lovat em 1924.
Em 1925 Lord Lovat, escocês, diretor da Sudan Cotton Plantations Syndicate e assessor de agricultura para assuntos de agricultura e florestamento foi constituído presidente da Paraná Plantations versão inglesa da Companhia de Terras Norte Paraná (CTNP).
A Companhia de Terras Norte do Paraná colonizou uma área correspondente a 546.078 alqueires de terras, ou 1.321.499 hectares, ou ainda cerca de 13.166 km2. Fundou 63 cidades e patrimônios, vendeu lotes e chácaras para 41.741 compradores, de área variável entre 5 e 30 alqueires, e cerca de 70.000 lotes urbanos com média de 500 m2. Em 1944 a companhia passou a chamar-se Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.
Fonte: Notícia Digital/UEL e Museu Histórico