Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Do litoral ao sertão numa viagem de 45 pintores

Elisa Marilia Carneiro - Folha do Paraná
06 jun 2001 às 08:17

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O deslumbramento provocado pelas paisagens do Paraná, em especial a araucária, em inúmeros artistas plásticos desde a época dos primeiros viajantes até a década de 50, estão na mostra "A Paisagem Paranaense & seus Pintores", que abre hoje às 19 horas, na Casa Andrade Muricy.

Pintores como Miguel Bakun, Theodoro De Bona, Guido Viaro e Alfredo Andersen - considerados os principais paisagistas do Paraná -, ficam ao lado de outros não menos importantes como Lange de Morretes, Hermann Schiefelbein e Paul Garfunkel. Os artistas itinerantes que percorreram o território brasileiros e também documentaram as paisagens paranaenses são Debret, Elliott, Keller, PalliŠre, Rumbelsperger, Lloyd, Calgan e Michaud, de formação européia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apenas duas artistas plásticas vivas fazem parte da mostra: Sofia Dyminsky e Ida Hannemann de Campos, que retrataram as paisagens do Estado na década de 50. Entre os não-paisagistas, mas que renderam-se às belezas naturais do Paraná, estão Arthur Nísio (animalista), Eugênio Sigaud (pintor dos operários), Ricardo Krieger (pintura gestual) e Maria Amélia D"Assumpção (natureza morta). Ao todo, a exposição mostra 103 obras de 45 pintores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman


Segundo o diretor da Casa Andrade Muricy Ennio Marques Ferreira, cerca de 70% dos quadros foram emprestados por colecionadores. O restante são obras pertencentes a instituições e museus. O Palácio Iguaçu e no Tribunal de Justiça são os locais que mais concentram obras de grandes pintores paranaenses.

Publicidade


A Fundação Cultural de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná também são proprietárias de importantes obras, mas os quadros dessas instituições não podem ser emprestadas sem seguro e a Casa Andrade Muricy não disponibilizou recursos para cobrir essa exigência.


A exposição "A Paisagem Paranaense & seus Pintores" começa com piasagens do litoral e da Serra do Mar, chegando aos planaltos e vai além, retratando os sertões e rios das regiões sul, norte e oeste, até mostrar os primeiros colonizadores, sem preocupar-se com o aspecto cronológico.


Segundo Ferreira, o Paraná se revelou pouco a pouco: as praias, as pequenas cidades do litoral, como Paranaguá, Antonina, Morretes, Guaratuba e mesmo a Serra do Mar são retratadas na obra de quase todos os artistas das primeiras décadas do século, entre eles De Bona e Freyesleben. Curitiba, e seu entorno, com a estrutura urbana em formação, os Campos Gerais com sua vegetação rasteira e as araucárias, os arenitos de Vila Velha, são traços singulares do nosso território que vão sendo registrados por Viaro, Boiger, Lechowski, Matter, Turin, Koch, Hannemann de Campos, Bakun e outros. O sertão, com seus rios e imponentes quedas d"água, desbravados por colonizadores luso-brasileiros e imigrantes europeus, são outras imagens captadas com grande maestria por pintores como Lange de Morretes, Schiefelbein, Nísio e Garfunkel, entre outros.

Serviço: Exposição "A Paisagem Paranaense & seus Pintores", na Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915), de hoje às 19 horas ao dia 15 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h às 20 horas. Ingressos a R$ 3,00 e R$ 1,00 para estudantes, as terças-feiras a entrada franca. Maiores de 65 anos e menores de sete não pagam.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo