As bandas de Londrina se mexem. Na contramão das dificuldades habituais enfrentadas pelo circuito independente, três grupos locais estão com novos discos nas lojas. Dominus Praelii, Surface e Clemency trilham estilos distintos em som, mas mostram a mesma garra quando se trata de correr atrás do que realmente importa.
Dominus Praelii é tributário do heavy metal tradicional. Inspira-se em bandas que fizeram história na década de 80. Há dois anos, lançou seu primeiro CD pela gravadora paulistana Megahard Records. ''Holding the Flag of War'' recebeu elogios de revistas especializadas e vem sendo distribuído por toda Europa, Japão e América do Sul.
É o repertório do CD, acrescido de 4 faixas bônus, que compõe o material do LP duplo ''Holding the Flag of War / The First Battle'', lançado recentemente pelo selo carioca Dark Sun Records. O álbum em vinil reúne as 9 músicas do CD e as quatro composições da demo-tape ''The First Battle'' (lançada em 2000), incluindo a faixa ''Mighty Odin'' gravada ao vivo.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
A tiragem é de apenas 500 cópias. ''Só vamos deixar 100 exemplares no Brasil. A maioria das cópias será distribuída no exterior'' - conta o guitarrista Silvio Rocha.
A última temporada foi fértil para a banda. Para divulgar o CD-debut, fizeram uma turnê promocional que durou de maio de 2002 a fevereiro desse ano. Tocaram em 22 cidades e 14 Estados. O ponto alto foi um show em Curitiba, onde abriu para a banda inglesa Saxon.
Silvio anuncia que o Dominus foi convidado para tocar no ''Classic Metal Fest'', que acontece nos dias 17 e 28 de julho de 2004, em Chicago (EUA). ''Nesse festival só tocam bandas dos anos 80 ou influenciadas pelo som da época. Estamos procurando patrocinadores para nossa viagem'' - diz ele. Paralelamente, o grupo já trabalha nas composições para um novo trabalho. ''Pretendemos entrar em estúdio em setembro. O disco ainda não tem título, mas as letras vão abordar as embarcações vikings em suas conquistas sobre os mares'' - adianta.
Também com repertório novo nas prateleiras, o trio hardcore Surface está lançando o CD ''Redenção'', que traz 12 canções com letras em português. A adoção do idioma pátrio foi uma das novidades da banda, já que o disco de estréia ''Building the Future and Still Thinking of You'' trazia todas as faixas em inglês.
''Acho mais difícil compor em português, mas de repente as melodias foram saindo naturalmente como na época em que eu tocava e compunha no Desordem & Regresso'' - diz o baterista Luis Eduardo Cientista, fazendo referência à sua primeira banda, criada em 1988. As sessões de gravação foram feitas ao vivo em estúdio, com toda a parte instrumental executada junta.
Só os vocais ganharam registro posterior. Além do baterista, a banda é integrada por Paula (vocal e guitarra) e Isis (baixo). Para os shows de lançamento do CD, o guitarrista Siri entrará no lugar de Isis, que vai pedir ''licença'' para estudar para o vestibular. Recebendo convites para participar de coletâneas na Itália, Argentina e duas no Brasil, Surface está se projetando no exterior, segundo o baterista.
''Fazemos um trabalho de formiguinha para divulgar nosso som. Não é nada comparável à distribuição feita pelas grandes gravadoras. Mas nossos discos estão chegando a países como França, Alemanha e Venezuela'' - salienta ele. A banda, contudo, não canaliza dedicação exclusiva do músico. À frente do selo Lab Rec, ele está lançando simultaneamente a quinta edição da coletânea ''HC Scene'', que reúne 24 bandas de hardcore do Brasil e do exterior.
Também divulgando trabalho novo nesta temporada, a banda londrinense Clemency desembarca nas prateleiras com o CD ''Divine Legions At War'', gravado pelo selo Extreme Records. É o segundo disco do grupo formado por Luis Carlos (vocal e guitarra) e Marcelo Lopes (bateria e percussão). Clemency executa um ''death metal'' de mensagens positivas. ''Se o cara não sacar a letra, não vai saber diferenciar porque o visual e o som não são iguais ao das bandas não-cristãs'' - explica Marcelo.
Dotada de pancadaria extrema, em que a bateria lembra uma metralhadora, a brutalidade da banda foi lapidada no novo álbum. ''Nosso primeiro disco foi feito de forma independente e precária. Agora contamos com uma produção por trás que deixou nosso som mais violento e agressivo'' - afirma ele. O CD traz 11 faixas. A capa foi criada por Fernando Sasaki, que já trabalhou com bandas como Krisiun, Rabaelliun e Funeratus.
Segundo o baterista, a Internet tem sido o meio para distribuir o disco a países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Noruega. Como se vê, o rock de Londrina rompeu fronteiras.
Serviço
Contatos:
- Dominus Praelii: www.metalprovider.com/dominuspraelii. Tel. (43) 30255-878 (c/ Silvio).
- Surface: Caixa Postal, 990. Londrina - PR. CEP 86001-970. e-mail: [email protected]. Tel. (43) 3336-0789.
- Clemency: Av. Luige Amorese, 6.084. Londrina - PR. CEP 86071-350. e-mail: [email protected].