Chegam para o Filo os palhaços mais queridos do Brasil. Os Doutores da Alegria, do Rio de Janeiro, para a apresentação de ''Inventário'', montagem dirigida ao público adulto, que conta como é realizado o trabalho dos palhaços especialistas em fazer rir pacientes dentro dos hospitais.
Os atores que vivem o dia-a-dia de dor e tristeza ao lado de crianças internadas tiram suas histórias do fundo do baú e recontam passagens, analisando experiências passadas em UTIs e leitos de hospitais, através de quatro ângulos bem diferentes da mesma ação.
''Nós ocupamos o palco com quatro lugares, mostrando os personagens do nosso trabalho: o ator que é o que somos, o paciente, os palhaços que nós criamos e o médico'', explica Flávia Reis, uma das Doutoras da Alegria.
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
O ator Sávio Moll deixa bem claro: ''A peça 'Inventário' não tem texto e apesar de contar com uma estrutura é toda feita no improviso, mantendo a mesma filosofia que é levada por nós para dentro do hospital'', completa.
A idéia de levar atores para dentro dos hospitais surgiu em Nova York.''UTI não é lugar de palhaço!'', foi o que disse em 1986 uma médica do Columbia Presbyterian Hospital, diante da proposta de um ator de levar humor para crianças internadas.
A resposta foi rápida: ''Nem para crianças?'', perguntou o fundador do programa ''Clown Care Unit do Big Apple Circus'', o ator Michael Christensen. A idéia deu tão certo que invadiu até as UTIs do Brasil trazida pelo ator Wellington Nogueira há 11 anos.
Ele fundou o Programa Doutores da Alegria, que atualmente se tornou uma ''especialidade'' hospitalar e atende cerca de 50 mil crianças por ano. A organização, sem fins lucrativos, já teve seu trabalho reconhecido por diversas entidades importantes, entre elas a Fundação Abrinq e a ONU, que incluiu os Doutores da Alegria entre as 40 melhores ''Práticas Globais''.
Serviço:
'Inventário', com os Doutores da Alegria
Datas: 22, 23 de junho, quinta e sexta-feira
Horário: 19h
Grupo: Doutores da Alegria (Rio de Janeiro/RJ)
Local: Zaqueu de Melo
Endereço: Av. Rio de Janeiro, 413
Ficha Técnica:
Direção Andréa Jabor e Beatriz Sayad. Elenco: Denielle Barros, César Tavares, Flávia Reis e Sávio Moll. Iluminação: Djalma Amaral. Figurinos: Flávio Souza. Objetos de Cena: Doutores da Alegria. Fotografia: Leonardo Ramadinha. Produção; Alexandre Boccanera e Flávia Reis. Realização: Doutores da Alegria. Duração: 60min. Classificação: Adulta.