Aos 17 anos, o jovem Ademar Ribeiro Junior experimentou cocaína e começou a ingerir bebidas alcóolicas. As duas décadas que seguiriam seriam de vício e decadência, situação que durou até o ano passado quando, aos 40 anos, Ademar decidiu buscar ajuda.
Ademar foi internado num hospital psiquiátrico e depois em uma casa de apoio para dependentes químicos. E foi na Comunidade Terapêutica Casa de Apoio, em Curitiba, que ele entrou em contato com um gênero que o está ajudando a vencer a dependência das drogas: a literatura.
Ele e outros 34 internos da casa produziram o livro ''Sonhos e Realidades'', onde contam através de poemas e gravuras parte da história que viveram. A obra será lançada nesta quarta-feira, na livraria Fnac do Park Shopping Barigui.
Leia mais:
The Town terá Green Day, Sex Pistols, Iggy Pop e Pitty em noite do rock em 2025
CCXP 2024 traz Matt Smith, Ana de Armas e Patrick Dempsey a SP
Biblioteca Pública Municipal de Londrina terá encontros de meditação a partir desta quarta
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Para Ademar, que além de vencer o vício de mais de 20 anos, convive com o vírus da aids, escrever - e ver seus textos publicados - ajudou a resgatar sua auto-estima.
Impresso em papel reciclado, o livro é composto por 59 poesias e 13 gravuras, de 35 autores, com 80 páginas. A tiragem inicial é de mil exemplares que estarão à venda nas livrarias ou podem ser encomendados na Casa de Apoio, pelo telefone (41) 248 1414.
Informações do Folha2 da Folha de Londrina.