No dia 08 de julho, às 10h, será a estreia da montagem de rua "Sinal da Arte", produzido e encenado pelos educandos do curso Técnico em Artes Circenses, do Centro Educacional Marista Ir. Acácio. A apresentação será no calçadão do centro de Londrina, próximo ao Teatro Ouro Verde.
O educador responsável pelo projeto, Everton Bonfim, explica que a montagem é resultado do projeto "Intervenções Urbanas", construído e desenvolvido por meio da disciplina Criação e Aperfeiçoamento de Números Circenses. "O projeto visa oportunizar aos educandos experiências e conexões com o universo vibrante das artes de rua, tendo em vista, a sensibilização e maior contato com as dimensões políticas, artísticas, sinal das artes pedagógicas e sociais que envolvem o trabalho do artista de rua", diz Everton.
Os estudos teóricos e práticos realizados durante o processo de construção do projeto aconteceram a partir de vivências e exercícios cênicos em espaços públicos, bate papo e debates acerca de temas relacionados ao fazer arte nas ruas, aulas expositivas sobre a função da arte segundo os conceitos filosóficos de Nietzsche, pesquisas e discussões sobre "lixo reciclável como elemento estético na construção de cenários e figurinos" e laboratórios de criação individual e coletiva a partir dos temas suscitados.
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
O roteiro da montagem de rua "Sinal da Arte" foi estruturado após a criação de pequenas intervenções cênicas, com o intuito de terem o tempo de duração do sinal vermelho de um semáforo da Avenida Saul Elkind, zona norte de Londrina. Os números circenses que compõem as intervenções foram elaborados a partir das técnicas e habilidades de cada educando. Perna de pau, malabares, duos acrobáticos, dança, contorção, pirâmides e acrobacias de solo são algumas das linguagens trabalhadas e transformadas em cena.
"No processo de montagem, os educandos foram provocados e orientados a desconstruírem os movimentos mecanizados para construírem algo de dentro para fora, a transformarem suas técnicas em dramaturgia do movimento, ir em busca do estar presente em cena consciente dos sentidos e intenções de cada ação executada. Esse foi só o começo de um trabalho de pesquisa e investigação cênica para a vida toda", afirma o educador.
Para o segundo semestre estão previstas apresentações em praças, escolas, calçadão e outros possíveis sinaleiros da cidade.
Ficha Técnica da montagem de rua "Sinal da Arte":
Elenco: Amanda Rosa, Bruna Rocha, Danilo Dias, Emily Vieira, Estevan Souza, Fabio Santana, Gabriel Mesquita, Heloara Melo, João Pedro Fêlix, Jonas Rodrigues, Liandra Apolinário, Luana Silva, Lucas Campos, Lucye Almeida, Mah Guedes e Matheus Willms.
Direção: Everton Bonfim e Taiane Marques
Cenário, Figurino e Sonorizações: Criação Coletiva
Realização: Centro Educacional Marista Irmão Acácio