A Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região reúne profissionais de várias vertentes desta arte. São integrantes de grupos de balé, dança de salão, flamenco, árabe, jazz entre outros. A primeira reunião conseguiu agrupar praticamente todos estes segmentos. Segundo o presidente da associação, Wagner Rosa, a diretoria foi formada da maneira mais democrática possível. “Não adianta fazer uma associação dentro de casa”, argumenta o bailarino da Companhia Ballet de Londrina e coordenador do grupo Ballezinho.
O primeiro passo foi dado: reunir os profissionais da dança em um movimento organizado. Agora, segundo Wagner Rosa, a associação vai trabalhar para garantir um mercado de trabalho digno. Ele lembra que em muitos festivais os dançarinos têm que custear todas as despesas para se apresentar. “Deveria ser o contrário, o artista não pode ter que pagar para mostrar a sua arte”, lamenta.
O lançamento oficial da associação vai ser no dia 12 de abril, com uma apresentação no Circo Funcart. O evento vai reunir profissionais de várias vertentes da dança, mas os grupos que vão participar ainda não estão todos definidos. Na entrada vai ser cobrado um ingresso simbólico de R$ 1 - dinheiro que vai ser usado para a regulamentação da associação.
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
O objetivo dos profissionais da dança é aumentar o público e o “consumo” dos espetáculos. “Moramos numa região com cerca de três milhões de habitantes. Existe um mercado e ele precisa ser conquistado”, comenta Wagner Rosa. Se analisarmos as quatro temporadas do espetáculo “Nunca” do Ballet de Londrina na cidade, apenas um por cento da população assistiu à apresentação.
De certa forma, os profissionais da dança de Londrina já tinham uma certa organização. Há quatro anos eles se reúnem para o espetáculo Conexão Dança, que através do investimento de alguns empresários consegue realizar uma apresentação sem custo para o público, e com o pagamento de um cachê simbólico para os dançarinos, muitos deles de outros lugares do país. O Conexão Dança também mantém dados atualizados sobre os eventos da dança nacional. O trabalho pode ser conferido no site: http://www.conexaodanca.art.br
Serviço:
Show de lançamento da Associação de Dança
Data: 12 de abril
Local: Circo Teatro Funcart
Endereço: R. Souza Naves, 2.380
Horário: 21h
Ingressos: R$ 1
Telefone: (43) 342-2362