Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Entre a alegria e a sobriedade

Zeca Corrêa Leite - Folha do Paraná
29 jun 2001 às 08:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O contraste entre duas mulheres de temperamentos fortes e ao mesmo tempo avessos, leva o público a dar muita risada na comédia "Letti e Lotte", defendida com garra por Rosamaria Murtinho e Nathalia Timberg. O espetáculo dirigido por Bibi Ferreira, chega a Curitiba para cumprir temporada neste final de semana no Guairinha.

Estão em jogo não somente os comportamentos de uma alegre funcionária pública (Lettice/Rosamaria) que trabalha num museu e de sua sóbria e reservada chefe (Charlotte/Nathalia). Embutido no texto de Peter Shaffer - um mestre na arte da dramaturgia -, traduzido por Maria Adelaide Amaral, tem a questão das linhas arquitetônicas das grandes cidades e a modernização, os espigões, a conservação e os tombamentos históricos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por sinal, Letti é contratada pelo Patrimônio Histórico para orientar grupos de turistas que visitam um casarão do século XVI. O imóvel pertence à família Fustian, de grande legado histórico. O cenário sombrio por onde circula, evidencia ainda mais seu comportamento de uma alegria contagiante. As visitas que eram burocráticas e entediantes sessões, transformam-se em horas de diversão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 2025

Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar

Imagem de destaque
Evento inédito

1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina

Imagem de destaque

Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta

Imagem de destaque
Postou vídeo no X

Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025


O pensamento geral dos visitantes não é compartilhado pela chefe, Lotte. Ela não entende como sua subordinada se dá ao luxo desses rasgos de alegria. Mulher de imbatível seriedade e hábitos rígidos não aceite nem permite a maneira como sua funcionária trabalha. Desse conflito surge a graça de "Letti e Lotte". No elenco estão ainda Rodrigo Mendonça, Magali Evangelista e Nelson Dantas.

Publicidade


A produção reuniu nesta peça um grupo de personalidades, começando pela diretora. Bibi Ferreira consagrou-se não somente como atriz, mas também como diretora de peças teatrais, shows e ópera. Está completando 60 anos de profissão, com um passado de grandes sucessos.


Nathalia Timberg e Rosamaria Murtinho fazem parte desse time de mulheres talentosas que dedicaram suas vidas para a arte. Rosamaria vem de uma carreira iniciada nos anos 50, atuou em montagens históricas como "Os Pequenos Burgueses", de Máximo Gorki, que José Celso Martinez dirigiu em 64. Foi Chiquinha Gonzaga no elogiadíssimo musical que ficou em cartaz apenas em São Paulo e Rio. Antes de trabalhar nas novelas da TV Globo teve papéis marcantes na extinta Tupi.


Nathalia Timberg mostra a mesma paixão no palco e nos estúdios de TV. Da mesma geração da colega, é uma artista consagrada. Estudou teatro durante três anos (1951-1954) na França, graças a uma bolsa concedida pelo governo francês. Portanto, ainda muito jovem, já obtinha reconhecimento. Estreou profissionalmente em 1954 como protagonista de "Senhora dos Afogados", de Nelson Rodrigues. A direção foi de Bibi Ferreira - enfim, uma amizade que beira os 50 anos.

Serviço: "Letti e Lotte", de Peter Shaffer, com Rosamaria Murtinho e Nathalia Timberg. Direção de Bibi Ferreira. No Guairinha, sexta e sábado às 21 horas e domingo às 19 horas. Ingressos a preço único: R$ 30,00. Não serão aceitos cheques.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo