É oficial: os londrinenses abriram o coração para receber os food trucks. A explosão dos chamados "carros de comida" começou em Londrina em 2015 e a cada dia tem tomado mais espaço na rotina dos moradores da cidade. Um exemplo disso é a quantidade de pessoas que participam dos encontros de food trucks que ocorrem durante a semana em diferentes regiões do município. Seja para saborear uma comida diferente, um chope artesanal ou bater um papo com vizinhos, esses novos espaços têm se tornado verdadeiros pontos de encontro.
Em determinado dia da semana, estacionamentos de construtoras, concessionárias e mercados assumem uma nova função e, por causa dos food trucks, tornam-se opção de lazer para a população que vive no entorno do local.
De acordo com o gerente comercial da Vanguard Home, Rodolfo Sugeta, a ideia de utilizar o estacionamento da sede da construtora fora do período comercial para esses encontros surgiu da própria necessidade do bairro da zona sul da cidade que, na opinião dele, possui poucas opções de lazer gastronômico. "Percebemos que os moradores dessa região careciam de um local como esse, com um ambiente mais informal e descontraído. Tivemos a ideia e conversamos com alguns donos de food trucks, que de pronto já aceitaram a parceria", conta Sugeta.
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O proprietário de um dos primeiros food trucks da cidade Saulo Soares da Rocharessalta a importância dessas parcerias, tanto para os comerciantes, como para os londrinenses. "Hoje, por ainda não podermos atuar em áreas públicas, a única forma que podemos trabalhar é fazendo essas parcerias. Nesses eventos buscamos proporcionar não só a alimentação, como também um programa de entretenimento completo para os londrinenses", completa Rocha.
Se de um lado a empresa disponibiliza o espaço, de outro os food trucks retribuem com as centenas de pessoas que atraem para o local. Américo Rabelo, responsével pelo setor de marketing do Mercadão da Prochet, afirma que essa parceria é um serviço para os clientes e moradores da região, porém, a marca também se beneficia, uma vez que a comunicação com o público aumenta. "Com esses encontros semanais, prestamos um serviço para os clientes do mercado e também para aqueles que ainda não conhecem nosso espaço. Durante esses dias, temos a oportunidade de fazer uma comunicação com o público e gerar uma maior aproximação com os novos clientes", afirma Rabelo.
Outros setores também notaram a importância desta iniciativa. "Fizemos essa parceria com os food trucks pensando também em inovar, em trazer coisas novas para o setor automobilístico da cidade. Dessa forma, conseguimos aproximar ainda mais os clientes e criar uma nova opção de lazer para essa região", explica Marcelo de Oliveira, gerente comercial da concessionária Fórmula Renault, localizada na zona oeste de Londrina. Toda quarta-feira a empresa abre o estacionamento para abrigar um encontro de food trucks.
Juliana Dascal, frequentadora de um desses espaços, afirma que essa nova opção de lazer trouxe mais comodidade para os moradores da região. "Eu acho essa iniciativa super legal, pois além de ser um lugar aberto, sempre encontramos vizinhos ou amigos. Outro diferencial também são as diversas opções para a alimentação que esses espaços trazem, assim, cada um tem a liberdade de escolher o que quer comer", afirma Juliana.
Casamento perfeito
Outro exemplo de confraria envolvendo food trucks é a de uma empadaria que fica na Gleba Palhano e uma kombi de cervejas artesanais. Ao participar de um evento de gastronomia da cidade, o sócio-proprietário da empadaria, Douglas Lopes, percebeu que muitos clientes degustavam a empada e a cerveja juntas, como um acompanhamento perfeito.
Pensando nisso, Lopes entrou em contato com os responsáveis da kombi e a parceria foi firmada. "Como nós gostamos de explorar esse lado da gastronomia, harmonização e valorização da cerveja artesanal, aceitamos o convite na hora", conta o proprietário do kombi, Mauro Cernev.
Em um dia do mês, o veículo se desloca até a grande calçada da empadaria e os clientes de ambos os negócios têm a chance de saborear os produtos oferecidos pelas duas empresas. "Temos alguns sabores que casam muito bem com chope que eles oferecem, então acaba sendo um casamento perfeito", ressalta Lopes.
Alternativa
A ocupação desses novos espaços e a criação desses encontros foram saídas encontradas pelos vendedores para atendimento ao público, uma vez que nenhum dos food trucks possui autorização da Companhia Municipal de Transito e Urbanização (CMTU) para atuar nas ruas da cidade.
"Hoje, nenhum food truck possui o credenciamento com a CMTU. No final do ano passado abrimos uma chamada para o cadastro e regulamentação dos carros, mas nenhum chegou até o fim do processo", explica Alexandre Zuliani, do setor de espaço público da companhia.
Contudo, Zulini afirma que um novo edital será lançado em breve. "O primeiro edital, lançado em dezembro de 2016, era bastante burocrático e tinha um prazo para recebimento dos documentos muito curto, o que acabou impossibilitando os comerciantes de dar continuidade ao processo. Nessa nova chamada, algumas alterações vão ser feitas com o intuito de facilitar a aproximação dos food trucks com a CMTU", conclui Zuliani.
A falta do credenciamento com a companhia, no entanto, não impede que os carros atuem em locais privados, uma vez que a lei municipal 12.357, criada em novembro de 2015, permite o comércio de alimentos em food trucks e food bikes mediante aprovação do Alvará de Licença. A regulamentação junto à CMTU, por sua vez, possibilitará a presença desses veículos em espaços públicos de Londrina.