Nesta terça-feira, 20 de julho, estréia na Casa de Cultura da UEL, Rua Mato Grosso, 537; o espetáculo teatral O nojo. Com temporada até 25 de julho, sempre às 20:45, de terça a domingo, ingresso a 1 kg. de alimentos não-perecíveis.
O espetáculo O nojo é inspirado em conto homônimo e outras obras do autor paranaense Dalton Trevisan, mostra uma mulher contando a uma suposta vizinha, sofrendo de palpitação, sobre sua relação atual com o marido – a personificação do nojo, um homem por quem perdeu o respeito, com quem vive lutando, mas que ainda provoca-lhe dúvidas e desejos. O espetáculo discute o cotidiano mostrado pelo autor paranaense em situações divertidas, beirando, algumas vezes, o grotesco; outras vezes o dramalhão. Mas também mostra a face trágica do cotidiano matrimonial vivenciado por muitos daqueles que estão juntos "até que a morte os separe".
O nojo põe em questão a "guerra dos sexos" que ocorre em lares espalhados por qualquer parte do mundo, a relação de forças existente entre o feminino-masculino e as situações de incapacidade e acomodação às quais duas pessoas podem chegar, dividindo um mesmo espaço real e simbólico, sem se tocar, discutir qualquer coisa, numa relação cíclica de amor e ódio, atenção e desprezo, carinho e violência, condenada a se repetir infinitamente.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
O espetáculo é uma criação coletiva da Falsa Companhia de Teatro, formada no final de 2003 pelos atores Beatriz Miguez, Ed Sombrio e Suzana Proença. Sendo que O nojo é uma das primeiras realizações do grupo, com o patrocínio do PROMIC e apoio da FUNCART.
Além destas seis apresentações na Casa de Cultura, haverão ainda quatro no mês de setembro em pontos diferenciados da cidade a serem agendados. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições filantrópicas da cidade. Com exceção da apresentação do dia 24 (sábado), na qual os alimentos serão destinados ao Projeto Jardelina da Silva, da proponente Géssica Arjona.
Ficha técnica:
Texto (criação coletiva): Aguinaldo de Souza, Beatriz Miguez, Ed Sombrio, Suzana Proença
Inspirado em: O nojo e outros contos de Dalton Trevisan
Elenco: Beatriz Miguez, Ed Sombrio, Suzana Proença
Direção de cena: Aguinaldo de Souza
Figurinos: Mauro Rodrigues
Adereços: Mauro Rodrigues e o grupo
Iluminação: o grupo
Sonoplastia: o grupo
Operação de som/luz: Everton Bonfim.
Patrocínio: PROMIC Apoio: FUNCART
Contatos: 99637940 [email protected] (Suzana) / 91083718 [email protected] (Ed) / 91296769 [email protected] (Beatriz)