O cantor, guitarrista e compositor Joe Strummer, um dos fundadores do The Clash, morreu neste domingo em sua casa, na Inglaterra. Strummer, que tinha 50 anos, pode ter tido um ataque cardíaco, informa neste segunda-feira seu site na internet. Mas a causa da morte ainda não está confirmada. O músico era casado e tinha filhos.
Strummer, nascido John Graham Mellor, na Turquia, formou o Clash em meados da década de 1970, em Londres, com o também guitarrista, cantor e compositor Mick Jones, o baixista Paul Simonon e o baterista Topper Headon. Poucos meses depois, a banda estaria no olho do furacão da cena punk que varreu a Inglaterra em 1976.
O Clash foi a banda mais criativa de sua geração. Após os rocks violentos e de forte conotação política do primeiro disco, homônimo, a banda construiu uma carreira original, em que flertou com o reggae, o dub e até mesmo o hip-hop. London Calling, disco lançado em 1980, é presença garantida em qualquer lista de grandes momentos do rock.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Após o fim do Clash, em 1985 - a banda já havia se descaracterizado em 82, após a saída de Jones -, Strummer colaborou com artistas como os Pogues. Nos últimos anos, o músico voltara à boa forma, lançando discos sob o nome de Joe Strummer and the Mescaleros.