Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Exposição de Andy Warhol chega a Curitiba

Redação Bonde
05 fev 2003 às 17:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O norte-americano Andy Warhol (1929-1987) é lembrado como o fundador da Pop Art, um movimento artístico que propunha a renovação e simplificação das artes plásticas na década de 70. Até hoje, suas únicas obras que aportavam por aqui faziam parte de exposições coletivas. Um exemplo são as clássicas gravura de Elvis Presley e Marilyn Monroe, vistas pelos brasileiros durante a Bienal de Artes de 1996.

Sete anos depois, uma mostra inteiramente dedicada a Warhol chega ao Brasil. A partir desta quinta-feira, 06 de fevereiro, até o dia 16, o MuMA (Museu Metropolitano de Arte), acolhe uma exposição de trabalhos do pai da Pop Art.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


São 15 serigrafias, intituladas "Flora & Fauna", que pertencem à Fundação Bank Boston e percorrem o mundo divulgando um estilo considerado síntese da Arte Pop e ícone do século XX.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 2025

Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar

Imagem de destaque
Evento inédito

1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina

Imagem de destaque

Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta

Imagem de destaque
Postou vídeo no X

Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025


A exposição "Flora & Fauna", com obras realizadas nas décadas de 70 e 80, permite uma visão da produção do artista que como nenhum outro gerou emoções antagônicas, revolucionou conceitos e provocou questionamentos.

Publicidade


Vinda do Uruguai, a mostra permanece por dez dias em Curitiba e depois segue para São Paulo e Rio de Janeiro, devendo estar no México no dia 26 de março.


A exposição no MuMA, que abre às 20h desta quinta-feira (06), também promove o encontro entre esse recorte da produção do artista e a obra "The Shadow", auto-retrato em serigrafia de Andy Warhol (1981 – realizada em pó de diamante), pertencente ao acervo da Fundação Cultural de Curitiba e que foi exposta pela última vez em 2000, no Museu da Gravura Cidade de Curitiba.

Publicidade


A exposição
"Fauna e Flora" permite uma visão inusitada da obra de Warhol, conhecido como ácido cronista visual. A série de gravuras "Flora", realizada na década de 1970, deriva de um conjunto de telas pintadas por Warhol, entre 1964 e 1965.


A flor retratada é o hibisco (Hibiscus fragilis), classificada pelos botânicos como espécie em grave risco de extinção. "Ao multiplicar o hibisco em numerosas tiragens de serigrafia, o artista utilizou a reprodução em série não mais como reflexo e denúncia da massificação banalizante da contemporaneidade, mas como poética alternativa para a sobrevida da planta. Transformada em arte, ela agora é eterna", diz a crítica de arte Angélica de Moraes.


Ela primeiro seduz pela beleza para depois conduzir à reflexão sobre o viés perverso do mundo artificial construído pelo homem, a civilização como origem da devastação ambiental", comenta Angélica.


Serviço:
Exposição "Flora e Fauna", de Andy Warhol
Local: MuMA - Museu Metropolitano de Arte
Endereço: Centro Cultural Portão – Av. República Argentina, 3.430 – Portão
Data: De 06 (abertura às 20h) a 16 de fevereiro
Horário de visitas: De terça a quinta-feira, das 13h às 19h; sextas-feiras, das 13h às 21h; sábados e domingos, das 10h às 19h
Entrada: franca
Telefone: (41) 314-5065


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo