Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Oportunidade única

Exposição de Andy Warhol ficará dez dias em Curitiba

Redação - Bonde
05 fev 2003 às 09:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com o Bank Boston, promove a partir desta quinta-feira (06) até o dia 16 de fevereiro, no MuMA – Museu Metropolitano de Arte, uma exposição de trabalhos do artista plástico americano Andy Warhol.

Pela primeira vez a arte de Andy Warhol, reunida em uma mostra única, aporta no Brasil, sendo Curitiba, a Capital Americana da Cultura 2003, a cidade escolhida para recebê-la.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


São 15 serigrafias, intituladas "Flora & Fauna", que pertencem à Fundação Bank Boston e percorrem o mundo divulgando um estilo considerado síntese da Arte Pop e ícone do século XX.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dança, música e teatro

Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina

Imagem de destaque
Relembre

Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão

Imagem de destaque
Netflix

Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal

Imagem de destaque
Em 2025

The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025


Até hoje, no Brasil, os trabalhos de Warhol só puderem ser apreciados na composição de acervos. Agora, a exposição "Flora & Fauna", com obras de um período abrangente (das décadas de 1970 e 1980), permite uma visão da produção do artista que como nenhum outro gerou emoções antagônicas, revolucionou conceitos e provocou questionamentos.

Publicidade


Vinda do Uruguai, a mostra permanece por dez dias em Curitiba e depois segue para São Paulo e Rio de Janeiro, devendo estar no México no dia 26 de março.


A exposição no MuMA, que abre às 20h desta quinta-feira (06), também promove o encontro entre esse recorte da produção do artista e a obra "The Shadow", auto-retrato em serigrafia de Andy Warhol (1981 – realizada em pó de diamante), pertencente ao acervo da Fundação Cultural de Curitiba e que foi exposta pela última vez em 2000, no Museu da Gravura Cidade de Curitiba.

Publicidade


A exposição
A exposição permite uma visão inusitada da obra de Warhol, conhecido como ácido cronista visual. A série de gravuras "Flora", realizada na década de 1970, deriva de um conjunto de telas pintadas por Warhol, entre 1964 e 1965.


A flor retratada é o hibisco (Hibiscus fragilis), classificada pelos botânicos como espécie em grave risco de extinção. "Ao multiplicar o hibisco em numerosas tiragens de serigrafia, o artista utilizou a reprodução em série não mais como reflexo e denúncia da massificação banalizante da contemporaneidade, mas como poética alternativa para a sobrevida da planta. Transformada em arte, ela agora é eterna", diz a crítica de arte Angélica de Moraes.


Ela primeiro seduz pela beleza para depois conduzir à reflexão sobre o viés perverso do mundo artificial construído pelo homem, a civilização como origem da devastação ambiental", comenta Angélica.

Serviço:
Exposição "Andy Warhol: Flora e Fauna"
MuMA – Museu Metropolitano de Arte
(Centro Cultural Portão – Av. República Argentina, 3.430 – Portão)
De 06 (abertura às 20h) a 16.02.03
Horário de visitas: de terça a quinta-feira, das 13h às 19h; sextas-feiras, das 13h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h
Entrada franca


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo