As linhas modernistas do Museu de Arte de Londrina abrigam a partir desta sexta-feira uma exposição do mais conceituado gravurista do nordeste, o pernambucano J. Borges. ''O Real e o Fantástico de J. Borges, o gravador do Nordeste'' traz 80 xilogravuras que retratam alguns aspectos do trabalho de J. Borges, como a cidade de Bezerros (na região do agreste de Pernambuco), a imagética cultura pernambucana, as saborosas frutas nordestinas e gravuras ligadas ao fantástico. As imagens são acompanhadas de textos da poética popular de domínio público.
A exposição pode ser considerada representativa da obra de Borges, do ponto de vista do cronista social, como da estética de traços precisos e refinados, em que são alternados o monocromático e o colorido. ''Do ponto de vista técnico, J. Borges trabalha com a cor ou a ausência de cor. Ele não trabalha com tonalidades'', avalia o curador da exposição, Danilo Coelho Alves de Souza.
J. Borges vem para Londrina na abertura da 7ª Festa Nordestina, no dia 28 de agosto. Nos dias 28 a 30 de agosto, ele ministra oficina de xilogravura na cidade.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Serviço: "O Real e o Fantástico de J. Borges", exposição de 80 trabalhos em xilogravuras, cordéis, ferramentas e matrizes de madeira. Abertura hoje, às 20h30, no Museu de Arte de Londrina, rua Sergipe, 640. A exposição prossegue até o dia 8 de setembro.
*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.