Uma festa para convidados inaugura nesta terça-feira o Festival Literário de Londrina. A programação para o público em geral começa nesta quarta-feira e prossegue até o dia 2 de dezembro reunindo feira de livros, lançamentos, debates, shows, oficinas e uma ampla programação infantil.
O Londrix, como foi batizado desde sua primeira edição, terá boa parte de suas atividades realizadas ao ar livre na Concha Acústica intercalando-a com a Sala José Antônio Theodoro, na Secretaria Municipal de Cultura, a Usina Cultural e a Vila Cultural Cemitério de Automóveis.
Entre os autores participantes estão Fabrício Carpinejar, Cristóvão Tezza, Xico Sá, Nelson de Oliveira, Clarah Averbuck, Tavinho Paes, Botika, Ademir Assunção e os dramaturgos Mário Bortolotto, Samir Yasbeck e Maurício Arruda Mendonça. Estão previstas seis mesas de debates, todas com entrada franca.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
A mesa de abertura traz o tema ''O Romance Contemporâneo Brasileiro''. Será realizada nesta quarta-feira, às 19h30, na Sala José Antônio Theodoro com as presenças de Cristóvao Tezza e Nelson de Oliveira. Ontem, a programação ainda passava por alterações de datas e horários, embora os temas escolhidos fossem mantidos - ''Escrever para quem? Ler por quê?'', ''O Lugar da Poesia no Mundo Hoje'', ''A Velocidade nas Novas Formas Narrativas'' e ''A Dramaturgia como Gênero Literário''.
Nessa terceira edição, será dada uma ênfase especial à programação infantil visando a formação de novos leitores. A agenda para as crianças inclui lançamentos de livros, recreação, contação de histórias, oficinas e shows. Um dos destaques é a oficina ''Divertimentos de Corpo e Voz'', que será ministrada pela educadora musical Thelma Chan para pais e educadores.
A oficina será realizada no próximo sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Usina Cultural. As inscrições já estão abertas na Ciranda (Rua Jorge Velho, 119, esquina com a Rua Amador Bueno) e custam R$ 30. A feira de livros, montada no Calçadão no ano passado, será instalada desta vez na Praça 1º de Maio/Concha Acústica e irá funcionar das 9h às 21h.
Uma das preocupações dos organizadores foi contactar editoras de pequeno e médio portes para expor e comercializar seus títulos no local. A expectativa é de que pelo menos 10 mil pessoas circulem pela feira. As atividades do primeiro dia de evento serão concentradas, a partir de 20h30, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Rua João Pessoa, 103, travessa da Rua Quintino Bocaiúva).
O evento ''Gastronomia Literária'', apresentado pelo Grupo Clube do Picadinho, vai dividir o programa com o lançamento surpresa do livro ''Letras Devassas''. O nome do autor é mantido em sigilo pela organização. A noite contará com discotecagem jazz-soul de Valquir Fedri. O Londrix é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e tem apoio da Sercomtel e da Caixa Econômica Federal.
>> Leia diariamente sobre a programação do Londrix na Folha de Londrina