Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Festa Nordestina: shows, oficinas e comidas típicas

Nelson Sato/Folha de Londrina
03 set 2009 às 16:31

Compartilhar notícia

- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma população de cerca de 15 mil nordestinos e descendentes vive no Norte do Paraná, o que dá uma medida do sucesso obtido pela festa temática realizada anualmente em Londrina para divulgar a cultura popular daquela região do País.

A 14ª edição da Festa Nordestina começa amanhã e prossegue até 7 de setembro no Museu de Arte, reunindo shows, exposição de artesanato, peça de teatro e comidas típicas. A maioria das atividades ocorrerá ao ar livre, sob os arcos e no pátio da instituição.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma série de oficinas teve início ontem, antecipando a programação com aulas de gravura, literatura de cordel, cerâmica, renda de bilros e confecção de bonecos. Algumas continuam com vagas abertas. ''Neste ano, vamos prestar homenagens a dois grandes personagens: Mestre Vitalino e Luiz Gonzaga, o primeiro pelo centenário de nascimento e o segundo em celebração aos 20 anos de sua morte. São dois ícones da cultura popular nordestina'', diz Raimundo Maia Campos Júnior, o ''Ceará'', organizador da festa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman


Amanhã, as atividades começam às 18 horas. De sábado a segunda, terão início a partir de meio-dia, com as barracas servindo tapioca, acarajé, caldo de mocotó, carne de sol, baião de dois, bobó de camarão e outros pratos típicos. A principal atração musical é a dupla de repentistas emboladores Peneira & Sonhador, um de Pernambuco e outro de Alagoas, que se apresentarão todos os dias.


''Eles são chamados de emboladores porque fazem repente nos pandeiros'', explica Raimundo. Outro convidado especial é o músico Johny Casanova, de Caxias do Maranhão, que subirá ao palco para interpretar temas do folclore e do cancioneiro regionalista. A programação musical contará ainda com a dupla Gegê Félix & Chico Potiguá, além do ABD do Acordeon & banda Pé de Serra e os cantores Vicente Luiz e Teixeira. Os dois últimos farão tributos a Luiz Gonzaga.

O mestre Valdeck de Garanhuns, que está ministrando oficinas de gravura e literatura de cordel, apresentará um espetáculo de mamulengo. No domingo, será encenada a peça ''A Volta de Maria Bonita'', pelo Grupo Alicerce de Teatro. Entre os destaques da mostra de artesanato estão peças de Vitalino Neto que, como revela o nome, é neto do Mestre Vitalino. ''É a terceira participação dele na festa. Desta vez, ele vai fazer uma homenagem com calendário de fotos e frases do avô'', conta Raimundo. A mostra vai incluir também os melhores trabalhos produzidos durante as oficinas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo