Encerra nesta terça-feira, com a exibição do filme ''Viva São João'', de Andrucha Waddington, a sexta edição do Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba. Filmado o ano passado, ''Viva São João'' é um documentário sobre as festas juninas do nordeste brasileiro e traz imagens de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Ceará e Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, Andrucha cancelou a participação no evento, mas envia um produtor em seu lugar.
Nesta terça-feira também serão conhecidos os filmes premiados da mostra competitiva. Na Mostra de Curtas-metragens, 106 obras disputam em suas categorias o Melhor Filme, o Melhor Vídeo e o Melhor Cinema Digital. Os vencedores ganham, respectivamente, um automóvel 0 Km e duas câmeras digitais. Para os ganhadores do Festival dos Festivais, onde participaram filmes premiados em outros eventos, os ganhadores levam viagens internacionais
Antes da premiação porém, o dia é movimentado no encerramento do festival. Ás 11 horas, tem debate com a equipe do filme ''Lavoura Arcaica'', de Luiz Fernando Carvalho. O filme tem a paranaense Simone Spoladore no elenco.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Na sessão de ''Filmes que a gente não vê, mas deveria'' tem homenagem a Ruy Guerra, com exibição do filme ''Os Fuzis''. O filme produzido na década de 60 relata a história de fazendeiros nordestinos, que se envolvem em um conflito com soldados. A exibição acontece às 14h30. Às 18 horas.
Todas as exibições acontecem no canal da música, com ingressos a R$1,00. Nas Livrarias Curitiba tem o lançamento do livro no ''Coração das Perobas'' (Editora Record), do londrinense Domingos Pellegrini, vencedor do Prêmio Jabuti 2001. A entrada é franca.