Ao longo da semana, a cidade litorânea de Antonina será o cenário de uma grande agitação cultural, gerada pelo Festival de Inverno da UFPR. Este evento muda o cotidiano da simpática cidade, lembrada por suas comidas típicas, como o barreado e o peixe na telha. Durante uma semana, Antonina terá uma overdose de espetáculos de música, teatro, dança e circo, para todos os gostos e nos mais diversos horários.
Este ano, em sua 14ª edição consecutiva, o festival é realizado entre os dias 10 a 17 de julho. Na noite de abertura, o sambista Nelson Sargento faz o show inaugural no palco montado na Rua Principal, a partir das 22 horas. Esta apresentação será gratuita, assim como todos os demais espetáculos do festival.
Ao todo, o festival deste ano contará com 40 espetáculos. Na noite de encerramento, no dia 17 de julho, o veterano grupo de rock 14 Bis encerra o festival deste ano com um show em homenagem aos seus 25 anos de existência.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Juntamente com os espetáculos, as oficinas formam os dois grandes pilares do evento. Este ano estão sendo oferecidas 18 oficinas infantis e mais 38 oficinas e cursos para adultos, nas áreas de teatro, artes plásticas, música, dança, artesanato, entre outros ramos das artes. Após uma semana de aprendizado, a produção dos alunos é exibida ao público no último dia do festival, sábado, 17 de julho.
A fase de inscrições para oficinas para maiores de 15 anos já terminou em Curitiba. Mas ainda é possível se matricular, comparecendo pessoalmente ao QG do Festival na cidade de Antonina. A maior parte dos cursos tem taxa de inscrição de R$ 35,00, mas algumas podem chegar a R$ 55,00. Vale lembrar que as vagas são limitadas e alguns cursos necessitam de materiais específicos. As inscrições para as oficinas infantis são gratuitas e acontecem no sábado, dia 10, das 9h às 12h, no Salão Paroquial (Rua Valle Porto, 65), em Antonina.
Como chegar
Antonina fica a 84 km de Curitiba. O acesso é pela BR 277, seguindo pela PR 408 km após Morretes, ou pela BR 116, descendo pela Serra da Graciosa. No inverno, a temperatura média é de 18º.
O que levar
A maior parte da cidade pode ser conhecida a pé. Para fazer os passeios ou mesmo trilhas, é preciso levar tênis. Durante o dia faz calor e é perfeitamente viável usar camiseta e bermuda. À noite, a temperatura cai e é necessário usar agasalhos. Recomenda-se levar desde moletons leves até agasalhos mais pesados. É bom levar também guarda-chuva ou capa pois sempre ocorre alguma chuva ocasional durante a semana do evento. Sapatos impermeáveis são uma boa pedida para esta situação. em resumo: vá preparado para enfrentar o clima mais imprevisível que se possa imaginar.
Serviço:
Festival de Inverno de Antonina
Local: cidade de Antonina, litoral paranaense
Data: de 10 a 17 de julho de 2003
Site: http://www.proec.ufpr.br/festival2004
Confira a programação de espetáculos do festival:
* dias 10 e 11, sábado e domingo
* dias 12 a 15, segunda a quinta-feira
* dias 16 e 17, sexta e sábado