O Teatro Guaíra definiu o período de 13 a 21 de julho para a realização do XI Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, que vai reunir em Curitiba 30 companhias internacionais, nacionais e locais de teatro de bonecos.
Está prevista para este ano a apresentação de companhias internacionais inéditas no festival de Curitiba, vindas da Indonésia, Alemanha e Rússia, além de outros países que já compareceram, como Estados Unidos, Espanha, Bélgica e Hungria. A comissão organizadora do Festival está recebendo as propostas desses grupos internacionais desde outubro do ano passado.
Para os grupos nacionais os contatos começaram neste mês de março, e muitos já enviaram material para avaliação da qualidade do espetáculo, como fitas de vídeo, sinopses com o conteúdo do espetáculo e técnicas de manipulação.
Leia mais:
Trabalho diante do impacto das novas tecnologias é foco do 21º Encontros Folha
De volta à Leste-Oeste, desfile de sete de setembro em Londrina conta com 53 instituições participantes
Em Brasília, Desfile de 7 de setembro destaca importância da vacinação e homenageia gaúchos
Desfile com cerca de 6,2 mil pessoas festeja em Curitiba os 202 anos da Independência do Brasil
Para os grupos paranaenses os contatos vão começar em maio próximo e o Departamento de Produção Artística alerta os bonequeiros para que enviem as propostas o mais rápido possível. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (41) 322-2628, ramal 213.
Além das peças, o festival vai promover exposições, feira e vídeos, que sairão do teatro para tomar os espaços das ruas, praças e hospitais de Curitiba e da Região Metropolitana. Para os bonequeiros estão programados encontros, palestras e reciclagem nas diversas técnicas e estilos.
O Festival é um projeto do Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos E patrocinado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.