Depois de ter criado um espetáculo onde questionava o significado da dança, a coreógrafa e bailarina espanhola Sol Picó resolveu abordar os temores intrínsecos ao ser humano. Montou o espetáculo "Kisser Barbie", que o público do Filo em Londrina pode conferir nestas terça e quarta. Trata-se de uma declarada alusão ao medo, amparada por elementos cênicos antagônicos que vão da música erudita à eletrônica.
Em cena, uma DJ e uma violinista dão o tom para a coreografia criada por Sol Picó. O monólogo, ou "diálogo a uma só voz", como define a autora no programa do espetáculo, é permeado por textos do escritor Rafael Metlikovez. "Kisser Barbie" não é uma improvisação, mas utiliza a reação do público como fio condutor do espetáculo.
Esta não é a primeira vez que a bailarina espanhola utiliza essa abordagem nos seus trabalhos. Em "Peve - Espetacular Dance Poemato" (1994), ela colocou em cena personagens como Napoleão e Robespierre, levantando uma discussão sobre a relação do poder. Em "E.N.D" ( "esto no es danza"), espetáculo anterior a "Kisser", Sol Picó satirizava os críticos que questionavam seu trabalho, considerado polêmico. Essa referência acontece principalmente pela influência do teatro alternativo nas coreografias de Sol Pico, salientada em "Kisser Barbie".
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
O espatáculo estará em cartaz no Teatro Núcleo 1 (Rua Quintino Bocaiúva, 1243), a partir das 23 horas, nesta terça e quarta-feira. Ingressos a R$ 10 (estudantes, aposentados e funcionários da UEL pagam meia).
*Leia mais em reportagem de Katia Michelle na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta terça-feira