Alguém conhece o musgo Estrela da Terra? É como um cogumelo: nasce no chão e abre-se somente para receber as gotas de chuva que com suas batidas libertam as sementes e soltam as pétalas. Essa florzinha, que não se sabe de onde é originária, é o tema da exposição da escultura Elizabeth Titton, com abertura hoje, às 18h30, na Casa João Turim, no Largo da Ordem.
A artista plástica conta que Tareque, menino de seis anos, filho do marido dela, encantou-se com a Estrela da Terra, assistindo a um vídeo sobre reproduções de plantas e passou a procurar o musgo nos jardim. Quando Elizabeth escolhia o tema do próximo trabalho, resolveu adotar a curiosidade do menino. "Além da Estrela da Terra, a exposição tem outras flores inventadas", adianta.
No trabalho de Elizabeth, a delicadeza das plantas contrasta com a rusticidade do material escolhido para as esculturas: o bronze. "Optei por usar o bronze porque permite que o molde da escultura seja em cera, um material extremamente flexível e plástico. Para essa mostra deixei o bronze sem qualquer polimento. Ficou exatamente como sai da fundição. Também as flores são como as encontradas na natureza: com uma parte comida por bicho, uma pedacinho rasgado, outro escurinho", conta.
Leia mais:
Coachella anuncia Anitta e Alok em edição liderada por Lady Gaga e Travis Scott
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal
Os contrastes continuam a aparecer na base das esculturas, que são de granito trabalhado. Ao todo, Elizabeth mostra dez esculturas que têm alturas variando de 1,5 metro a 60 centímetros.
O tema deste trabalho possibilitou a Elizabeth Titton revisitar o início da carreira, pois a primeira peça exposta, há 20 anos, foi justamente uma folha. Tomar como base a natureza é uma das preferências da artista. Porém, o cuidado com as peças reflete-se também na base em granito. A pedra foi igualmente trabalhada em formas geométricas para harmonizar-se com as linhas do metal.
Serviço: "Estrela da Terra", exposição de esculturas em bronze, inspiradas nas flores exóticas, de Elizabeth Titton. Abertura hoje, às 18h30, na Casa João Turin (Rua Mateus Leme, 38 - Largo da Ordem), onde permanece até 18 de maio.