Pelo 12º ano consecutivo será realizado o Festival de Inverno da UFPR, que durante o mês de julho agita a cidade histórica de Antonina, no litoral paranaense. Neste ano o evento tem início no dia 13 de julho, sábado, indo até o dia 20 do mesmo mês. Durante este período de oito dias, a cidade respira cultura. Pelas ruas acontecem espetáculos, performances, exposições, entre outras manifestações artísticas.
As oficinas são um grande atrativo do festival. Elas são ministradas nos colégios e demais espaços da cidade. Para este ano estão programadas 45 oficinas para pessoas acima de 15 anos e 22 oficinas para crianças. Além dos cursos sempre presentes como pintura, desenho, tecelagem, produção de curta em vídeo, instrumentos musicais diversos e dança-afro, há novidades como os cursos de caligrafia japonesa, música dos povos e cordéis. As inscrições podem ser feitas no escritório da PROEC, dentro do prédio histórico da UFPR (Praça Santos Andrade) ou via Internet através do site do festival. A média de preços é de R$ 30, podendo chegar a R$ 50. As oficinas infantis são gratuitas.
Quanto aos espetáculos, este ano houve uma grande mudança quanto às atrações do palco principal. Se nos anos anteriores, o festival buscou atingir a população local com atrações absurdamente populares que incluía até bandas de baile e grupos que fazem covers de axé, neste ano eles não estarão mais presentes. Em seu lugar estão artistas de música própria, como Soulution (soul e swing), Caxa Prego (música brasileira de raíz), Faichecleres (rock´n´roll anos 60), Maxixe Machine (samba) e El Merekumbê (música cubana). Estes são os artistas de Curitiba. De fora vêm Chico César e Lobão, que fazem, respectivamente o show de abertura e fechamento do evento.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, 1ª edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
"O público de Curitiba que freqüenta o Festival provavelmente vai aprovar a programação de shows. Quanto ao população de Antonina, pode ser que eles não a aceitarem muito bem. É um risco que corremos, mas que faz parte do nosso trabalho, pois a arte é provocativa", comenta Paulo Chiesa, coordenador do Festival de Inverno. Além do palco principal, os espetáculos acontecem no Teatro Municipal (peças de teatro e artistas musicais como Carlos Careqa), na Igreja Matriz (grupos musicais como Wahari, Terra Sonora e Wandula), no Circo Zanchetin e na Rua Principal. Outra novidade são os espetáculos à meia-noite, que vão atender ao público mais baladeiro.
Serviço:
Festival de Inverno de Antonina
Local: cidade de Antonina, litoral paranaense
Data: de 13 a 20 de julho de 2002
Inscrições para oficinas: podem ser feitas no prédio histórico da UFPR em Curitiba (escritório da PROEC, no 3º andar) ou via internet
Site: www.proec.ufpr.br/festival2002