O fogo no subsolo do World Trade Center ainda não tinha apagado em outubro do ano passado -um mês depois do atentado terrorista que derrubou as torres gêmeas e matou milhares de pessoas- quando dois jornalistas curitibanos decidiram conhecer o Afeganistão, região que abrigou o suposto mentor do ataque, Osama bin Laden.
O fotógrafo Leandro Taques e o repórter Júlio Cesar Lima assistiam pela televisão as imagens do povo afegão quando resolveram seguir viagem pelo Oriente Médio. Foram seis meses de planejamento até a partida, em maio deste ano. Taques voltou com a bagagem recheada de imagens. Cerca de 40 delas, ele mostra na exposição ''Olhares'' que a Pinacoteca do Clube Curitibano abriga desde a última segunda-feira.
São 37 fotografias selecionadas de uma gama de quase 3 mil, tiradas ao longo de 25 dias de viagem. Foram 600 quilômetros percorridos, a maioria de carro, entre as capitais Cabul (Afeganistão) e Islamabad (Paquistão). A condição de vida dos povos, o medo e a angústia retratada nas expressões facias deste dois povos e uma paisagem peculiar foram algumas das temáticas escolhidas pelo fotógrafo.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
''O mundo mudou depois do atentado às torres gêmeas, no Oriente Médio não foi diferente'', conta Taques. Ele passou por campos de refugiados, teve contato com autoridades, desempregados e comerciantes e revela que o que mais lhe chamou a atenção foi a doçura das pessoas. ''Bem diferente da imagem que é transmitida ao ocidente, eles são um povo culto e hospitaleiro.''
Serviço: Exposição Fotográfica ''Olhares'', até 21 de setembro na Pinacoteca do Clube Curitibano. Aberta para visitação de segunda à sexta-feira, das 18 às 21 horas. Sábado e domingo, das 10 às 16 horas. Entrada franca.
» Leia a matéria completa na Folha de Londrina desta quarta-feira.