O mineiro Eustáquio Neves irá desembarcar em Londrina neste final de semana para participar do III Ciclografias: imagina se pega no olho, evento de artes visuais e gráficas organizado pelo coletivo Grafatório. Eustáquio Neves é considerado, pela critica especializada, como um dos principais fotógrafos brasileiros em atividade.
No sábado (12), às 19h, Eustáquio participa de uma conversa aberta ao público no Teatro Zaqueu de Melo (av. Rio de Janeiro, 413). No bate-papo, o fotógrafo irá comentar sobre suas obras, sua trajetória e compartilhar suas reflexões sobre a fotografia. A entrada é franca.
Em Londrina, o artista também ministra a oficina "Pensamento, processos e meios na fotografia", que já está com as vagas esgotadas.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Nascido em 1955 em Juatuba (MG), Eustáquio Neves é um dos nomes mais consagrados da fotografia brasileira contemporânea. Fotógrafo e videoartista autodidata, Eustáquio possui formação em química. Este conhecimento foi o que lhe permitiu desenvolver sua poética singular: manipulando químicos e negativos no laboratório de revelação, ele concebeu uma obra bastante peculiar, marcada por uma estética facilmente reconhecível.
O experimentalismo e o acaso são dois elementos marcantes em sua fotografia. Sua produção explora composições com fragmentos de negativos, cópias de imagens, manuscritos e trechos de textos. Mais recentemente, o fotógrafo também realizou pesquisas etnográficas e obras que discutiram questões étnico-raciais ligadas ao preconceito, à estereotipização e à cultura afro-brasileira.
Vencedor de importantes prêmios de fotografia, Eustáquio Neves já expôs seu trabalho em países como Canadá, Inglaterra, EUA, Japão e Alemanha. Seu primeiro livro, Eustáquio Neves, foi lançado em 2005 pela editora Cosac Naifa.
Para saber mais sobre o III Ciclografias, acesse o site e confira a programação completa: www.grafatorio.com/ciclografias.
O III Ciclografias: imagina se pega no olho é uma realização do Grafatório e conta com o patrocínio do PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Apoio: Rancho Grill Churrascaria, Papel de Papel Centro, Hotel Igapó, Museu Histórico de Londrina, DaP-UEL, Kinoarte e AlmA Brasil.
Serviço
Conversa aberta com Eustáquio Neves
Sábado - 19h - Teatro Zaqueu de Melo (av. Rio de Janeiro, 413)
Entrada franca