Nesta terça-feira, acontece o lançamento do livro ''Funcart - arte sem firula, cultura sem frescura'', que conta a trajetória de sucesso dos 10 anos de atuação da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart). O coquetel de lançamento do livro será realizado às 20 horas, na Funcart, onde funciona a Escola Municipal de Dança. A obra, escrita pelas jornalistas Joice Montefeltro e Iara Rossini Lessa, inaugura a coleção Artis, criada pelo selo Eduel -Editora da Universidade Estadual de Londrina.
Em formato de grande reportagem, com linguagem acessível e dinâmica, o livro ainda traz registro fotográfico das apresentações e do dia-a-dia das escolas municipais de dança e de teatro, administradas pela Fundação, e do Ballet de Londrina. Comentários do ator Paulo Autran, da crítica de dança Helena Katz e do secretário de Cultura Bernardo Pellegrini também compõem o livro.
No mês passado, o lançamento oficial do livro foi realizado na Bienal Internacional do Rio de Janeiro. O evento foi marcado por uma mesa-redonda que contou com a participação das autoras, fundadores da instituição e do crítico de dança do Jornal do Brasil, Roberto Pereira.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Durante o coquetel de lançamento, no estande da Eduel, montado no pavilhão das editoras universitárias, o livro foi distribuído para livrarias das principais universidades do país e chamou a atenção de diversos editores, entre eles, Plínio Martins Filho, da Ateliê Editorial, e Cláudio Giordano, da Oficina do Livro. A obra também já chegou a outros países pelas mãos da editora responsável pela Livraria Garcia Gambeiro, da Argentina, e suas filiais em Miaimi e Oficina Brasil, em São Paulo.
No mesmo evento, tambÚm serão lançados mais três livros pela Eduel. ''Semântica'', de Gennaro Chierchia, que trata de temas ''semânticos'' clássicos, como a modificação adjetiva e adverbial, o aspecto do verbo e a relação entre significado e signo. ''Oralidade e Literatura: manifestações e abordagens no Brasil'', de Frederico Augusto Garcia Fernandes, que retrata a diversidade da cultura oral, através de cantos e contos, e faz uma reflexão sobre a poesia oral brasileira. ''Rede Autopoiética: a vida da vida'', de Luiz Carlos Bruschi, aborda a sistematização da vida, sugerindo a visão de uma biosfera como sistema, não podendo os problemas serem analisados isoladamente.
Serviço:
Lançamento do livro ''Funcart - arte sem firula, cultura sem frescura''
Local: Funcart
Endereço: R. Souza Naves, 2380
Data: 24 de junho, terça-feira
Horário: 20h