Depois de percorrer vários estados brasileiros, a Biblioteca Móvel Itapemirim chega no próximo domingo (23) a Foz do Iguaçu, graças a uma parceria entre a Fundação Cultural e Expresso Kaiowa. Ela permanecerá nove dias na cidade. Num ônibus adaptado a biblioteca viaja - desde 2005 - por todo o Brasil, levando cultura e entretenimento para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Em Foz, a biblioteca estacionará do dia 23 de setembro até 09 de outubro. Durante a estadia na cidade, a biblioteca intercalará as atividades entre a Praça da Bíblia, de 23 de setembro a 2 de outubro e no pátio da Fundação Cultural de 03 a 09 de outubro. Ela funcionará das 10h às 17 h.
Além de conhecer e ler as obras literárias do acervo composto por mais de 1 mil livros divididos em títulos de referências, generalidade e literaturas brasileira, juvenil e infantil, os visitantes poderão participar de uma programação cultural incluindo oficinas lúdicas, teatro de fantoches, hora do conto, encontro com autores, exposições, palestras e reuniões, lançamento de livros, concursos, apresentações musicais, apresentações teatrais, entre outras.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
A Biblioteca Móvel Itapemirim é um acervo circulante, estruturado em um ônibus adaptado com telão, computadores e impressora, a TV, o videocassete, o DVD, o sistema de som e área para atendimento externo com toldo, mesas, cadeiras entre outros. A cidade entrará para seu roteiro, pois até agora já percorreu 20 mil quilômetros em 14 estados brasileiros atendendo 95 mil pessoas.
Mesmo as pessoas que tem dificuldades de manusear o computador ou selecionar os livros poderão participar das atividades da biblioteca itinerante. Durante os nove dias em Foz, haverá monitores treinados para auxiliar os visitantes.
Biblioteca - O projeto pedagógico da biblioteca foi desenvolvido pela profª Walda Antunes, doutora em educação e mestre em planejamento bibliotecário. O acervo foi criteriosamente selecionado, tratado e informatizado. Conta com da Maurício de Sousa Produções cujos personagens mundialmente conhecidos viajam com a biblioteca e ajudam a conquistar crianças, jovens e adultos para a experiência da leitura.
Acervo - Os mais de 1 mil livros do acervo estão divididos em obras de referência como atlas, dicionários, enciclopédias e guias; generalidades divididos em exemplares de filosofia, psicologia, geografia, história, medicina, esporte, artes, religião; literatura brasileira incluindo contos, crônicas, romances e poesia. Também obras de literatura juvenil e infantil.