O Grammy Latino 2003 será exibido nesta quarta-feira, a partir das 22 horas, pelo SBT, direto do American Airlines Arena, em Miami, sem a promessa de novidades. Esta 4ª edição vai premiar 41 categorias e prestar homenagem à cubana Célia Cruz, morta em julho. Para os brasileiros, a cerimônia vai reservar, digamos, um atrativo a mais.
Além de manter as habituais categorias que contemplam a música brasileira, a Academia Latina de Artes e Ciências Discográficas (Laras) nomeou o músico Gilberto Gil como Personalidade do Ano de 2003, em homenagem realizada hoje, no Loews Hotel, em Miami Beach. O tributo foi considerado pontapé inicial às comemorações do Grammy 2003.
''Gil demonstra uma vida de coerência, honestidade e talento. É um cantor extraordinário, compositor e instrumentista, um artista de muita classe'', disse Manolo Diaz, presidente da junta do Laras, justificando a eleição do brasileiro. ''Ele é um homem de muita sensibilidade, que sempre está defendendo o meio ambiente, um homem preocupado com os problemas do Brasil.''
O músico também está na disputa do Grammy, na categoria álbum contemporâneo brasileiro com Kaya N'Gan Daya ao Vivo, com Kid Abelha (Acústico MTV), Milton Nascimento (Pietá), o amigo Caetano Veloso (Live in Bahia) e Tribalistas (Tribalistas).
Por falar em Tribalistas, o trio Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown, que encabeça o bem-sucedido antimovimento, está no páreo das principais categorias, entre elas, gravação do ano e melhor canção brasileira, pelo hit ''Já Sei Namorar'', e álbum do ano. Os Tribalistas e Alexandre Pires vão se apresentar na cerimômia.
Em álbum de MPB foram indicados ''Maricotinha ao Vivo'', de Maria Bethânia; ''Malabaristas do Sinal Vermelho'', de João Bosco; ''Contemporâneos'', de Dori Caymmi; ''Gal Bossa Tropical'', de Gal Costa; e ''Do Cóccix até o Pescoço'', de Elza Soares.
No quesito álbum de rock (Brasileiro), concorrem ''Rosas e Vinho Tinto'', do Capital Inicial; ''Bocas Ordinárias'', de Charlie Brown Jr.; ''Chegou a Hora de Recomeçar'', da banda CPM 22; ''Dez de Dezembro'', de Cássia Eller (álbum póstumo produzido por Nando Reis); e ''Nação Zumbi'', do grupo pernambucano Nação Zumbi. Vencedora de álbum infantil de 2002, Xuxa tenta repetir a façanha este ano com seu disco ''Xuxa só para Baixinhos 3''.
A cantora e compositora Fernanda Porto, que tem anos de estrada, mais uma vez concorre na categoria Revelação e Frejat batalha por seu Grammy de videoclipe musical, com o clipe ''Segredos''. Há brasileiros disputando outras categorias, como de melhor álbum de samba-pagode, álbum de música sertaneja e álbum de música regional ou de raízes brasileiras.