Exposto às mazelas sociais, um quarteto de excluídos cria sua própria realidade para camuflar a dureza de uma rotina marcada pela miséria. Este é o ponto de partida do espetáculo ‘Pan con Pan’, montagem que o grupo espanhol Zanguango Teatro apresenta hoje e amanhã no Festival Internacional de Londrina (Filo). A atração está em cartaz no Alternativo, às 21 horas.
Os quatro anti-heróis dessa história moram num beco sujo e abandonado, sem casa, comida ou roupa lavada. Mesmo assim, não deixam de ter seus objetivos. Querem comer, beber e dormir... mais que isso, querem poder se sentir como qualquer ser humano, ter as mesmas necessidades. Coisas do tipo amar e ser amado, poder acreditar em pequenas mentiras para seguir vivendo.
‘Pan con Pan’ (pão com pão - para os espanhóis, ‘comida de tonto’) é uma criação coletiva do Zanguango dirigida por Miguel Muñoz. Traçada no limite da tragédia e do humor, parte de uma crítica social para provar que a imaginação e a ternura sobrevivem mesmo na rotina mais adversa. ‘Pan con Pan não tem a intenção de ser um discurso teórico, mas de provocar, sensibilizar o público’, comenta o diretor.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
O texto fala da pobreza, das desigualdades sociais e da má distribuição de renda. ‘Isso é feito com muito humor e ironia, mas também de forma poética’.
>>> Leia matéria completa na Folha de Londrina
>>> Veja a programação completa do Filo