A festa de reinauguração da Avenida Iguaçu, neste sábado, tem como atração especial um espetáculo gratuito com o grupo mineiro Giramundo de teatro de bonecos, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba. A apresentação da peça "Carnaval dos Animais", do francês Charles Camille de Saint Saens (1835 – 1931), acontece às 12h30 e utiliza a maior coleção de bonecos do Giramundo.
O grupo usa a requintada técnica de animação de marionetes de fio para contar a decisão do Rei Leão de dar uma festa na floresta, quando convida todos os animais e, inexplicavelmente, proíbe a entrada dos animais de boca grande. A encenação envolve o público, que a cada nova cena descobre os vários artifícios empregados pelo Jacaré e seu amigo Sapo para participarem do alegre evento, causando alvoroço, confusão e correrias.
A obra "Carnaval dos Animais" coloca a platéia em contato com a música de Saint Saens, considerado o maior organista de seu tempo. Nascido em Paris, o autor foi uma criança prodígio, tendo realizado seu primeiro recital aos onzes anos de idade. Saint Saens dedicou-se a vários gêneros musicais, compondo óperas, poemas sinfônicos, concertos para piano, violino e violoncelo, cantatas, oratórios e música de câmara. "Carnaval dos Animais" classifica-se como uma "Fantasia para Pequena Orquestra".
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
O grupo
Criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Maria do Carmo Vivacqua Martins (Madu), o Giramundo sempre esteve em atividade, nos mais de trinta anos de existência. Sediado em Belo Horizonte (Minas Gerais), é considerado mais como um Centro de Pesquisas e de Criação do que um grupo convencional de teatro.
O Giramundo procura praticar, preservar e divulgar o teatro de marionetes em suas mais diversas formas. Os espetáculos são o produto final de pesquisas ou experimentações e procuram resgatar valores da cultura nacional. Com o trabalho do Giramundo, o teatro de bonecos amplia sua área de atuação, deixando de ser privilégio das crianças para alcançar platéias adultas. A pesquisa do grupo, na área da dramaturgia, trouxe para o repertório do teatro de bonecos autores, temas, e questões inéditas, contribuindo para a preservação da cultura brasileira.
Serviço:
Inauguração da Avenida Iguaçu
O grupo mineiro Giramundo apresenta o espetáculo de bonecos "Carnaval dos
Animais", do francês Charles Camille de Saint Saens (1835 – 1931), numa promoção da
Fundação Cultural de Curitiba
Dia 20.07.02 (sábado), às 12h30
Apresentação aberta ao público