Considerado um os maiores eventos do calendário cultural de Guarapuava, o Festival de Teatro Amador do Centro-Oeste (Feteco) começa nesta segunda-feira com o espetáculo "Um conto para a nossa história", que tem a participação especial do grupo guarapuavano Arte & Manha. A montagem será encenada no saguão da Universidade Estadual do Centro-Oeste, às 20 horas, antecedendo a apresentação do Grupo Boca de Baco, de Londrina, que trará "Fando e Lis", dirigido por Luiz Valcazaras. "Fando e Lis" é o primeiro dos nove concorrentes a se apresentar nesta 11ª edição do Feteco.
Ao todo, 28 grupos se inscreveram para o festival. Somente nove deles foram selecionados. A modesta mostra regional, cuja primeira edição foi realizada em junho de 1990, tranformou-se em festival que ganhou repercussão e hoje é um dos mais importantes divulgadores do trabalho teatral amador do interior do Paraná. Para o Feteco deste ano inscreveram-se companhias de Joinville (SC), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba, Guarapuava, Ibiporã, Toledo, Marechal Cândido Rondon, São Miguel do Iguaçu, Castro, Arapongas e Umuarama.
Promovido pela Diretoria de Assuntos Culturais da Unicentro, o festival começa nesta segunda-feira e vai até o dia 27. Os nove espetáculos da programação, sendo quatro infantis, serão apresentados em dois horários: às 14 e às 20h30. Os ingressos custam R$ 2 para a noite e R$ 1 para a tarde. A coordenação instituiu ainda o meio-ingresso para estudantes e pacotes especiais para escolas não só de Guarapuava como da região. Alunos de Candói e de Pitanga já confirmaram presença. Além dos espetáculos, acontecem duas oficinas: "O processo analítico do fazer teatral", com Salete Cercal, e "O contador de histórias", com Carlos Soares.
Segundo a chefe da Divisão de Promoção Cultural, Carmem Piccoli Vigil, o Feteco é voltado à difusão do teatro, transformando a arte em instrumento de incentivo à leitura crítica da realidade e de democratização do espaço cultural.
No encerramento, dia 27, o grupo de teatro da Unicentro apresenta "As Histórias da História", uma retrospectiva do teatro desde o seu início até os dias atuais. O espetáculo não concorre aos prêmios do festival.
Os grupos receberão prêmios de melhor espetáculo adulto e infantil, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor figurino, melhor cenário, melhor direção, melhor iluminação, melhor sonoplastia e premiação especial para algum aspecto destacado pela comissão julgadora.
PROGRAMAÇÃO
Categoria Adulto
- Segunda: "Fando e Lis", drama com o grupo Boca de Baco, de Londrina.
- Terça: "República Feminina: Procura-se", tragicomédia da Escola de Teatro João Luiz Fiani, de Londrina.
- Quarta: "Antígona", tragédia com o Grupo de Theatro Fase III, de Londrina.
- Quinta: "Consummatum Est", drama com Os Ciclomáticos Cia de Teatro, do Rio de Janeiro.
- Sexta: "...Uma Tal de Carmen", drama com a Cia Teatral Criação, de Curitiba.
- Sábado: "As Histórias da História", do Grupo de Teatro da Unicentro, de Guarapuava.
- Sábado: Premiação e encerramento.
Os espetáculos começam às 20h30, no auditório da Unicentro
Categoria Infantil
- Terça: "O Casamento da Princesa Juliete", comédia do Unicórnio Grupo Alternativo de Teatro e Música, de Joinville.
- Quarta: "Traquinagens nas Estrelas", comédia com o Grupo de Teatro Infanto-Juvenil da Fundação Cultural de Ibiporã.
- Quinta: "Ari Areia, Um Grãozinho Apaixonado", comédia com o Grupo Municipal Chaplin, de São Miguel do Iguaçu.
- Sexta: "A Menina e o Palhaço", comédia com o Grupo de Teatro Puraqué, de Rio Branco (AC).
Os espetáculos começam às 14 horas, no auditório da Unicentro
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
Oficinas
- O Contador de Histórias
- O Processo Analítico do Fazer Teatral
As oficinas acontecem de terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, no Centro Cultural da Unicentro.